A relação família e escola em tempos de pandemia Covid-19 e os impactos no desenvolvimento integral da criança no espaço escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-01-25

Autores

Vieira, Izadora

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo compreender a relação família e escola no contexto de pandemia Covid-19 e os impactos da mesma para o desenvolvimento integral da criança dentro do espaço escolar. O estudo contou em sua primeira fase com a pesquisa bibliográfica acerca da trajetória histórica e social da visão da criança, da infância e da família, de maneira sucinta pelo mundo, mas com enfoque principal no Brasil, assim como os caminhos e os desafios enfrentados pela relação família e escola no contexto brasileiro e as potencialidades que ela tem para otimizar o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. Em sua segunda fase com a pesquisa de campo realizada por meio de entrevista baseada em questionário com roteiro semiestruturado elaborado pela pesquisadora, dentro do espaço escolar da Escola Municipal de Educação Infantil de um município de pequeno porte no interior do Estado de São Paulo, com quatro profissionais da área da Educação Infantil, com a intenção de ouvir suas perspectivas sobre a relação família e escola e o desenvolvimento integral da criança durante o período de pandemia Covid-19. Este trabalho tem a intenção de contribuir com os profissionais da educação para a socialização da importância da aproximação entre família e escola para o desenvolvimento integral das crianças, objetivo esse atingido durante a pesquisa de campo com as participantes da pesquisa em um momento de diálogo no qual elas demonstram a necessidade da participação da família no universo escolar, assim como a dificuldade de que essa parceria seja realizada de maneira concreta e constante.
The present research aims to understand the relationship between family and school in the context of the Covid-19 pandemic and its impacts on the integral development of the child within the school space. The study had, in its first phase, the bibliographical research about the historical and social trajectory of the vision of the child, childhood and family, in a succinct way around the world, but with a main focus on Brazil, as well as the paths and challenges faced by the relationship between family and school in the Brazilian context and the potential it has to optimize the integral development of children in Early Childhood Education. In its second phase with field research carried out through an interview based on a questionnaire with a semi-structured script prepared by the researcher, within the school space of the Municipal School of Early Childhood Education in a small municipality in the interior of the State of São Paulo, with four professionals in the field of Early Childhood Education, with the intention of listening to their perspectives on the family-school relationship and the integral development of the child during the Covid-19 pandemic period. This work intends to contribute with education professionals to the socialization of the importance of the approximation between family and school for the integral development of children, an objective achieved during the field research with the research participants in a moment of dialogue in which they demonstrate the need for family participation in the school universe, as well as the difficulty of this partnership being carried out in a concrete and constant way.

Descrição

Palavras-chave

Educação infantil, Desenvolvimento integral, Família-escola, Serviço Social, Early Childhood Education, Integral development, Family/school, Social Service

Como citar