Aplicação de ferramentas de gestão de projetos para redução de custo em indústria de produtos de higiene e cuidados com a casa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-01-24

Autores

Bernardino, Roberta Aguiar

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The subject of this monography is a case study of gross margin improvement project where a new supplier of screen-printing inks was validated in a hygiene products company. In order to manage this project, tools of the PMBOK method were applied, including the mapping of risks and success criteria, calculations of project savings and realization of schedules and execution of tasks according to the planning. The application of this method was essential to ensure that the project could be completed following all the company's quality standards.
Este trabalho de conclusão de curso aborda um estudo de caso de um projeto de redução de custo em uma empresa de produtos de higiene e cuidados com a casa, no qual houve a troca de fornecedor de tintas de serigrafia dos frascos de um dos principais produtos da empresa. Para gerir este projeto, aplicaram-se ferramentas do método PMBOK, um guia de gerenciamento de projetos escrito em 1987 muito utilizado atualmente em diversas indústrias. No planejamento, foram incluídos o mapeamento de riscos e dos critérios de sucesso, cálculos de economia e gastos do projeto e realização de cronogramas. A execução de tarefas seguiu de acordo com o planejamento. A aplicação deste método foi essencial para garantir que o projeto pudesse ser concluído seguindo todos os padrões de qualidade da empresa, contando com a menor quantidade possível de imprevistos durante o processo e gerando a redução de margem bruta esperada no início do projeto.

Descrição

Palavras-chave

PMBOK, Qualidade, Gestão de projetos, Redução de custo

Como citar