Valorização dos animais não humanos (insetos) na Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC 2012-2016)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-01-17

Autores

Silva, Viviane Fernandes da

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Os impactos ambientais decorrentes das explorações humanas estão se tornando assuntos comuns nos meios de comunicação. Atualmente há certa urgência em repensar a organização da sociedade, os significados atribuídos à natureza, seus modos de produção e de consumo, a maneira de gerir os recursos naturais, a ciência e, sobretudo, o modo como lidamos com os outros animais não humanos. Diversos meios de comunicação têm papel fundamental para divulgação da temática ambiental, despertando interesse ecológico e ético em leitores de todas as faixas etárias. Neste sentido, busca-se analisar artigos ligados aos animais não humanos (neste caso, especificamente insetos), veiculados pela Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC). A análise terá como pressuposto, as publicações que contemplem as preposições educativas, lúdicas e didáticas na sensibilização e na divulgação de conteúdo científico para as questões relativas à temática ambiental para estimular, crianças e adolescentes já tenham algum contato com diferentes valores, sabendo identificá-los como os tecnicistas e utilitaristas que são induzidos à normalidade. E de que forma se apresentam as veiculações dos animais não humanos (insetos), para o público proposto? Esses conteúdos são influenciados pela visão antropocêntrica, tanto de forma implícita quanto explícita, veiculando descrições antropomórficas, utilitaristas, estereotipadas e depreciativas em relação aos animais não humanos? Esta pesquisa foi ancorada na pesquisa qualitativa, do tipo documental que tem como corpus documental as publicações mensais da Revista em questão, ao todo, 55 revistas entraram neste estudo, 11 exemplares por ano ao longo de 5 anos (2012 até 2016). Considerando os periódicos analisados, foi possível armazenar as publicações apropriadas com os valores identificados, destacando-se o valor Tecnicista e Utilitarista ao abordar animais não humanos (insetos), sugerindo que relações com esses animais não humanos são amparadas no antropocentrismo, evidenciando um distanciamento valorativo, porém alguns artigos apresentam esses animais não humanos (insetos) com uma abordagem estética, exploração de biodiversidade e de formas diferenciadas a serem apreciadas, como uma alternativa importante para a trabalho educativo com os animais não humanos.
The environmental impacts resulting from human exploitation are becoming common subjects in the media. Currently, there is a certain urgency to rethink the organization of society, the meanings attributed to nature, its modes of production and consumption, the way of managing natural resources, science and, above all, the way we deal with other non-human animals. Various means of communication play a fundamental role in the dissemination of environmental issues, arousing ecological and ethical interest in readers of all age groups. In this sense, we seek to analyze articles related to non-human animals (in this case, specifically insects), published by the Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC). The analysis will have as a presupposition, the publications that contemplate the educational, playful and didactic propositions in the sensitization and in the dissemination of scientific content for the questions related to the environmental theme to stimulate, children and adolescents already have some contact with different values, knowing how to identify them like the technicists and utilitarians who are induced to normalcy. And how are the placements of non-human animals (insects) presented to the proposed audience? Are these contents influenced by the anthropocentric view, both implicitly and explicitly, conveying anthropomorphic, utilitarian, stereotyped and derogatory descriptions in relation to non-human animals? This research was anchored in qualitative research, of the documentary type, which has as its documentary corpus the monthly publications of the Magazine in question, in all, 55 magazines entered this study, 11 copies per year over 5 years (2012 to 2016). Considering the analyzed journals, it was possible to store the appropriate publications with the identified values, highlighting the Technicist and Utilitarian value when approaching non-human animals (insects), suggesting that relationships with these non-human animals are supported by anthropocentrism, evidencing an evaluative distance , however, some articles present these non-human animals (insects) with an aesthetic approach, exploration of biodiversity and in different ways to be appreciated, as an important alternative for educational work with non-human animals.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Valores, Animais não humanos, Insetos, Ciências biológicas, Temática ambiental, Divulgação científica, Environmental theme, Scientific divulgation, Insects

Como citar