Metal-Organic Frameworks contra crimes: vamos combater a falsificação? : proposta de um caso investigativo para ensino de redes matalorgânicas no ensino superior de química

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-01-19

Autores

Verruma, Olavo Fiamencini

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é compreendido como uma forma de promover um diálogo transformador entre universidade e as outras esferas da sociedade. Diante disso e frente a necessidade de inovar-se no ensino da graduação, tornando o aluno um agente mais ativo de sua aprendizagem, este trabalho teve o objetivo de elaborar um Caso Investigativo (CI) para o ensino de redes metalorgânicas no ensino de Química da graduação. Como fonte de inspiração principal, utilizou-se um Texto de Divulgação Científica, produzido no âmbito de um grupo de extensão, pautado em uma pesquisa científica sobre aplicação de polímeros de coordenação luminescentes na antifalsificação de cédulas de dinheiro. Dessa forma, a partir de parcerias entre um grupo de pesquisa de Química inorgânica, entre um grupo de pesquisa em ensino de Química e um grupo de extensão, buscou-se promover uma interface entre ensino, pesquisa e extensão. A estratégia didática dos CI compreende o uso de narrativas que possuem características próprias que estimulam os leitores à tomada de decisão e ao confronto de problemas relevantes acerca de questões científicas e sociocientíficas. Para isso, o trabalho foi baseado nos princípios teóricos e metodológicos discutidos na literatura especializada. O CI elaborado possui o formato interrompido, composto por três partes, cada uma contemplando conteúdos químicos estruturantes do Texto de Divulgação Científica e da pesquisa científica, de modo a se completarem no final. Além dos conhecimentos gerais e específicos sobre as redes metalorgânicas passíveis de serem abordados com o CI, pode-se dizer que esse apresenta as características apontadas pela literatura como um “bom Caso”, bem como pode possibilitar o desenvolvimento de habilidades e atitudes essenciais para a formação de futuros químicos, como o trabalho em equipe, a capacidade de tomada de decisão, entre outras.
The principle of inseparability between teaching, research and extension is acknowledged as a way to promote an impactful dialogue between the university and other spheres of society. That said, in light of the need to innovate the teaching in the undergraduate course, making the student have a more active role in their learning experience, this paper aims to elaborate an Investigative Case (IC) on the teaching of metal-organic frameworks when it comes to Chemistry as an undergraduate study. As the main font of inspiration, a Scientific Dissemination Text, produced by an extension group and based on a scientific research on application of luminescent coordinated polymers in anti-counterfeiting of banknotes, was used. That way, as from partnerships between a group of research on inorganic Chemistry, another on the teaching of Chemistry, and an extension group, it was sought out to promote an interface between teaching, research and extension. The didactic strategy of the IC consists in the use of narratives that have singular characteristics which stimulate the readers towards decision making and the facing of relevant problems on scientific and socio-scientific matters. As to achieve that, the paper was based on the theoretical and methodological principles which are discussed in the specialized literature. The elaborated IC has an interrupted format, composed of three parts, each one contemplating structuring chemical contents of the Scientific Dissemination Text and the scientific research, as to complete themselves at the end. Besides the general and specific knowledge about the metal organic frameworks likely to be addressed in the IC, it can be said that this Case has the characteristics of a “good Case” according to the literature; also, it can enable the development of essential abilities and behaviour for the graduation of future chemists, such as teamwork, decision making, and so on.

Descrição

Palavras-chave

Metal-Organic Frameworks, Luminescência, Ensino de Química, Caso investigativo, Divulgação científica, Química inorgânica, Investigative case, Scientific dissemination, Inorganic chemistry, Luminescence, Chemistry Teaching

Como citar