Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para o ensino de química ambiental em uma perspectiva dos 3MP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-01-19

Autores

Pinto, Bruna Gabrielle Olsen

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The didatic-pedagogical planning is extremely important for the teaching work and for the entire teaching and learning process. With this, makes it necessary that a teacher plan a content that will be approached on school and, amongst all planning forms, stands out, on this work, the Multistrategic Didatic Unit (MDC), which is a planning shaped as teaching and learning projects that presupposes the use of diversified strategies for the Science Teaching. This proposal works on Environmental Chemistry for High School, which chose is justified by the current reality, giving the environmental conditions the world lives and because it’s a cross-cutting theme, and it’s expected that the students are capable of understand their participation as a member of the society about how to preserve the planet and the environment. The proposed MDC was elaborated from seven different tasks: context of didatic-pedagogical intervention; scientific-epistemological analysis, didatic-pedagogical analysis, methodological approach, learning objectives, didatic strategies and assessment strategies. The data collection methodology is the own referential of the MDC, which supports the elaboration of the seven tasks. The data analysis methodology involves the analysis of the planning MDC and the verification of the proposal with the theoretical referential and the assumed methodological approach, which is the Three Pedagogical Moments (3PM).
O planejamento didático-pedagógico é extremamente importante para o trabalho docente e para todo o processo de ensino e aprendizagem. Com isso, faz-se necessário que um professor planeje o conteúdo que será abordado na escola e, dentre as formas de planejamento, destaca-se, neste trabalho, a Unidade Didática Multiestratégica (UDM), que é um modelo de planejamento em forma de projetos de ensino e aprendizagem que pressupõe o uso de estratégias diversificadas para o Ensino de Ciências. A proposta trabalha a Química Ambiental para o Ensino Médio, cuja escolha se justifica pela realidade atual, dada as condições ambientais que o mundo vive e por se tratar de um tema transversal, e espera-se que os alunos sejam capazes de entender a sua participação como membro da sociedade sobre como preservar o planeta e o meio ambiente. A UDM proposta foi elaborada a partir de sete diferentes tarefas: Contexto da Intervenção Didático-Pedagógica; Análise Científico-Epistemológica; Análise Didático-Pedagógica; Abordagem Metodológica; Definição dos Objetivos de Aprendizagem; Seleção das Estratégias Didáticas e Estratégias de Avaliação. A metodologia de coleta de dados é o próprio referencial da UDM, que embasa a elaboração das sete tarefas. A metodologia de análise de dados envolve a análise da UDM planejada e a verificação da proposta com o referencial teórico e com a abordagem metodológica assumida, que são os Três Momentos Pedagógicos (3MP).

Descrição

Palavras-chave

Planejamento Didático-Pedagógico, Química ambiental, 3MP, UDM

Como citar