Reflexões sobre a sexualidade na adolescência: uma abordagem em tempos de pandemia para alunos do ensino médio

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Data

2022-01-17

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A sexualidade, em seu sentido mais complexo, é a força motora que impulsiona os comportamentos humanos. No Brasil, as primeiras discussões sobre a inclusão da Educação Sexual nas escolas tiveram início na década de 1920. Desde então, o assunto sempre foi tratado com base em aspectos biologizantes e higienistas. Pensando em ampliar o debate sobre sexualidade na sala de aula, o presente trabalho tem como principal objetivo, oferecer aos alunos de Ensino Médio, informações saudáveis e confiáveis sobre diversas questões que envolvem a sexualidade. Através do Estágio Curricular Supervisionado, as estagiárias puderam observar a dinâmica das aulas de biologia, conhecer novas metodologias de ensino, aplicar formulários, ministrar aulas, desenvolver atividades práticas e produzir materiais didáticos. Em decorrência da pandemia da COVID-19, todo o trabalho foi pensado e adaptado a fim de contornar os desafios do momento atual. A análise dos resultados foi feita por meio da categorização das respostas aos formulários, em gráficos de pizza e coluna. Apesar de manifestarem conhecimento em diversos assuntos sobre a temática, as concepções dos alunos ainda são muito pautadas em noções simplistas e conservadoras. A partir do estudo dos dados e da participação dos alunos nas aulas, concluiu-se que as atividades desenvolvidas foram importantes tanto para a formação individual e profissional das estagiárias, quanto para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos sobre questões que envolvem a sexualidade.
Sexuality, in its most complex sense, is the driving force that drives human behaviors. In Brazil, the first discussions on the inclusion of Sexual Education in schools started in the 1920s. Since then, this subject was always treated based on biological and hygienist aspects. Thinking about broadening the sexuality debate in the classroom, the present work aims to provide to High School students healthy and reliable information about several issues involving sexuality. Throughout the Supervised Curricular Internship, the interns could watch the dynamics of biology classes, meet new teaching methodologies, apply forms, teach classes, develop practical activities and produce educational material. Due to COVID-19 pandemic, the entire work was planned and adapted in order to overcome challenges imposed by the current scenario. The analysis of the results was performed by categorizing the responses to the forms, in pie and column charts. Despite expressing knowledge about the subject, the students' conceptions are still very set on simplistic and conservative notions. From the study of data and the students' participation in classes, it was concluded that the activities developed were important as much for the individual and professional development of the interns as the development of students' critical sense about the issues involving sexuality.

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Palavras-chave

Reflexões sobre sexualidade, Sexualidade, Ensino Médio, Adolescência, Pandemia, Reflections on sexuality, Sexuality, High school, Adolescence, Pandemic

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