A relação entre professor-aluno e a importância da afetividade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-01-11

Autores

Giongo, Isabela Fernanda

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

In the school environment, teachers are critical to shaping student engagement and performance. Teachers who foster positive relationships with their students create classroom environments that are more conducive to learning and address developmental, emotional, and learning needs. Emotions play a key role in our existence. As human beings, our emotions, as well as those of others around us, influence conduct, attitudes and thoughts. Teaching is an emotional activity and as such carries with it our emotional experience as well as those around us. Thus, affectivity is part of human life since birth, that said, the importance of the theme is justified since it is not possible to dissociate the cognitive and affective dimensions of teaching and learning. The same is of great relevance for the awareness of educators who, upon understanding the affective state of the student, will be able to intervene with appropriate strategies or tactics to significantly manage and guide the student's learning journey and understand the importance of inserting affectivity as a tool in search of better results. Therefore, it is very important to discuss affection in the classroom, as it is the role of the educator to create situations that favor the establishment of an affective relationship and learning. This study addresses the theme of the relationship between teacher and student and the importance of affectivity in education. In this sense, the main objective is to analyze the importance of affectivity in the teacher-student relationship. This is a bibliographic review of the literature carried out using the database collection of the search site: Scientific Electronic Library Online (SciELO); with articles available in full, in Portuguese and in the period between 2001 and 2021. The results highlight the importance of conceptualizing teaching and learning in order to encompass affection and cognition, in order to have a balanced and healthy view of teaching, of learning, of the student and of the school. The results brought in the analytical categories Affection and Intelligence Teacher-student relationship showed that affective and cognitive aspects form an inseparable pair, and thus, this relationship will influence not only the student's education, but throughout his adult life, his relationship with the world. Therefore, the importance of affectivity in the relationship between teacher and student for learning to occur was clear.
No ambiente escolar, os professores são fundamentais para moldar o envolvimento e o desempenho dos alunos. Os professores que promovem relacionamentos positivos com seus alunos criam ambientes de sala de aula mais propícios ao aprendizado e atendem às necessidades de desenvolvimento, emocionais e de aprendizagem. Emoções desempenham um papel fundamental em nossa existência. Como seres humanos, nossas emoções, bem como as dos outros ao nosso redor, influenciam a conduta, atitudes e pensamentos. Ensinar é uma atividade emocional e, como tal, carrega consigo a nossa experiência emocional, bem como daqueles que nos rodeiam. Assim, afetividade faz parte da vida do ser humano desde seu nascimento, dito isso, justifica-se a importância do tema uma vez que não é possível dissociar as dimensões cognitivas e afetivas do ensino aprendizagem. O mesmo é de grande relevância para a conscientização dos educadores que ao compreenderem o estado afetivo do aluno poderão intervir com estratégias ou táticas apropriadas para gerenciar e guiar de forma significativa a jornada de aprendizagem do aluno e entender a importância de se inserir a afetividade como ferramenta na busca de melhores resultados. Sendo assim, é muito importante discutir sobre a afetividade na sala de aula, visto que é papel do educador criar situações que favoreçam o estabelecimento de relação afetiva e aprendizagem. O presente estudo aborda o tema relação entre professor e aluno e a importância da afetividade na educação. Nesse sentido, o principal objetivo é analisar a importância da afetividade na relação entre professor-aluno. Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura realizada utilizando-se o acervo de banco de dados do site de busca: Scientific Electronic Library Online (SciELO); com artigos disponíveis na íntegra, em língua portuguesa e no período compreendido entre 2001 a 2021. Os resultados destacam a importância de conceituar ensino e aprendizagem de forma a abranger o afeto e cognição, a fim de se ter uma visão equilibrada e saudável do ensino, da aprendizagem, do aluno e da escola. Os resultados trazidos nas categorias analíticas Afetividade e Inteligência Relação professor-aluno mostraram que aspectos afetivos e cognitivos formam um par inseparável, e assim, essa relação vai influenciar não só na formação do aluno, mas em toda sua vida adulta, sua relação como mundo. Portanto, ficou clara a importância da afetividade no relacionamento entre professor e aluno para que ocorra a aprendizagem.

Descrição

Palavras-chave

Affection, Teacher, Student, Teaching and learning processes, Afetividade, Professor, Aluno, Processos de Ensino Aprendizagem

Como citar