Trabalhos de Conclusão de Curso - Filosofia - Marília

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O conceito de fascismo em Theodor W. Adorno
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-13) Manenti, Taís Barbosa; Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP]
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar a conceitualização do fascismo na perspectiva de Theodor W. Adorno. Os textos a serem examinados dizem respeito ao período de produção teórica em que o autor se encontrava, juntamente de outros membros do Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt, exilado nos EUA. Durante a década de 40 e 50, Adorno buscou compreender, à luz da psicanálise freudiana, os conteúdos ideológicos autoritários manifestos na democracia norte-americana, a metodologia pela qual eram disseminados e o porquê as pessoas aderiram a eles buscando, dessa forma, desenvolver medidas capazes de combater o fascismo no seio das democracias modernas. A crescente chegada de líderes de extrema-direita ao poder por meio de uma ampla adesão a discursos preconceituosos e fortemente autoritários e o consequente aumento da intolerância pelo mundo coloca a todos aqueles comprometidos com a não repetição da barbárie o desafio de compreender o fascismo e, por conseguinte, traçar uma rota de superação do mesmo, a fim de que a dignidade humana seja preservada nas democracias modernas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A superação da dicotomia teoria-mundo de acordo com a lógica hegeliana: a ideia absoluta e seu autodesenvolvimento no mundo subjetivo e objetivo da consciência
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-27) Roberto, Leonardo Mietto; Tassinari, Ricardo Pereira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esse trabalho tem por objetivo expor e demonstrar uma possível solução à dicotomia teoria-mundo de acordo com a perspectiva hegeliana, o que será feito por meio da explicitação das etapas que o pensamento realiza ao apreender o mundo e os objetos, para posteriormente mostrar como as experiências de um Eu pensante – tanto “externas” como “internas” a consciência – são necessárias para que o ser humano se apreenda enquanto um sujeito singular, capaz de subsumir o conceito dos objetos dentro um pensamento complexo que se auto relaciona, mas que não se diferencia, em absoluto, daquilo que é “externo” em relação a consciência, pois a separação entre sujeito e objeto se resolve no conceito de Espírito, a partir do momento em que um Eu ultrapassa a cisão existente entre o pensar e o mundo, justamente porque compreende a conexão entre a Coisa Pensada e o Ser da Coisa – compreensão que está para além da fenomenologia e só pode ser entendida por meio da Lógica.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Efeito da terapia por ondas de choque extracorpóreas na amplitude de movimento do joelho e retroversão pélvica em diplegia espástica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-26) Picouto, Thayná Luana; Marques, Ana Elisa Zuliani Stroppa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Objetivo: Verificar a eficácia da Terapia por Ondas de Choque Extracorpóreas (TOCE) no tratamento agudo e crônico da Amplitude de Movimento (ADM) passiva do ângulo de extensão do joelho e retroversão pélvica em crianças com paralisia cerebral diparética espástica. Método: Nove voluntários com idade média de 9±2,91 anos atenderam aos critérios de inclusão e foram acompanhados por seis semanas. Foram avaliados e reavaliados por meio de fotogrametria imediatamente antes (T0), após a primeira aplicação (T1) e após seis aplicações (T6). A TOCE consistiu em uma aplicação semanal no ventre dos músculos isquiostibiais e gastrocnêmio. Resultados: A ADM de retroversão pélvica apresentou diminuição significativa na avaliação T6 em relação a T1. Conclusão: A TOCE se mostrou eficaz no tratamento crônico na ADM de retroversão pélvica provavelmente pela ação local da terapia nos músculos isquiostibiais.