Aplicação do Método Pilates na educação física: revisão sistemática nas bases de dados e periódicos

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Data

2022-01-10

Autores

Graciani, Luana Bonini

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The Pilates Method consists of an exercise system that develops physical conditioning integrating the body and mind, having a strong presence in Physiotherapy, acting in the rehabilitation of patients. Its high adherence and popularity in recent years has meant that the Method has been increasingly used in the routine of people who want to promote quality of life, prevent injuries and illnesses, maintain mental health and even increase performance and performance in sports. The objective was a systematic review in ninety-two journals selected through the Sucupira Platform and in eight pre-selected electronic databases, in order to verify in which areas of Physical Education the method is being more studied and used. As a method, an advanced search was carried out in journals and databases selected with the term “Pilates”. Data extraction was performed considering the title and, in some cases, the abstracts of studies that met the research selection requirements. From that, they were categorized referring to the research objective and in which area it fit. Among the results, forty articles in fifty-three journals and six hundred articles in four electronic databases were selected by title and refined by abstract to be categorized into five areas of activity of Physical Education Professionals (physical abilities; motor skills; performance and performance; well-being and quality of life; diseases, injuries and pathologies). It can be concluded that the Pilates method brings benefits to the five defined categories, being more present in flexibility, strength, balance, gait, quality of life and pathologies, and its inclusion in the training of all populations already studied is recommended.
O Método Pilates é constituído por um sistema de exercícios que desenvolve o condicionamento físico integrando o corpo e a mente, tendo uma forte presença na Fisioterapia, atuando na reabilitação de pacientes. Sua alta adesão e popularidade nos últimos anos, fez com que o Método fosse cada vez mais utilizado na rotina de pessoas que querem promover qualidade de vida, prevenir lesões e doenças, manter a saúde mental e até mesmo aumentar a performance e desempenho em esportes. O objetivo realizado foi uma revisão sistemática em noventa e dois periódicos selecionados através da Plataforma Sucupira e em oito banco de dados eletrônicos pré-selecionados, a fim de verificar em quais áreas da Educação Física o método está sendo mais estudado e utilizado. Como método, realizou-se uma busca avançada nos periódicos e bancos de dados selecionados com o termo “Pilates”. A extração de dados foi realizada considerando o título, e, em alguns casos, os resumos dos estudos que atendiam às exigências de seleção da pesquisa. A partir disso, foram categorizados referente ao objetivo da pesquisa e em qual área se encaixava. Dentre os resultados, quarenta artigos em cinquenta e três periódicos e seiscentos artigos em quatro bancos de dados eletrônicos foram selecionados pelo título e refinados pelo resumo para serem categorizados em cinco áreas de atuação de Profissionais de Educação Física (capacidades físicas; habilidades motoras; performance e desempenho; bem-estar e qualidade de vida; doenças, lesões e patologias). Pode-se concluir que o método Pilates traz benefícios para as cinco categorias definidas, estando mais presente na flexibilidade, força, equilíbrio, marcha, qualidade de vida e patologias, e sendo recomendado a inclusão deste no treinamento de todas as populações já estudadas.

Descrição

Palavras-chave

Pilates Method, Physical education, Quality of life, Método Pilates, Educação física, Qualidade de vida

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