Mapas vivenciais: um facilitador no processo de alfabetização cartográfica com crianças do ensino fundamental I

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Data

2022-01-20

Autores

Vilar, Ana Paula

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The present work consists of analyzing a new proposal to work with school geography with young children, as well as understanding the importance to start the cartographic literacy process, during the first years of the Elementary School. The proposed discussion will be anchored in the concept of maps experiences and, from there, we will identify the contributions of this resource in the production of representations of experiences in spaces. The topic will be addressed having as theoretical support the studies of Childhood and, more specifically, the Sociology of Childhood, as well as with the Historical-Cultural Theory. Such references will make it possible to look at the child and at the Teaching of Geography through a contemporary perspective of Education. The methodological procedures will be based on a qualitative approach and for data collection, a bibliographic survey.
O presente trabalho consiste em analisar uma nova proposta de se trabalhar a geografia escolar com crianças pequenas, bem como, compreender a importância de iniciar o processo de alfabetização cartográfica, durante os primeiros anos do Ensino Fundamental. A discussão proposta estará ancorada no conceito de mapas vivenciais e, a partir do mesmo, identificaremos as contribuições deste recurso na produção de representações das vivencias nos espaços. A temática será abordada tendo como aporte teórico os estudos da Infância e, mais especificamente, a Sociologia da Infância, assim como com a Teoria Histórico-Cultural. Tais referenciais possibilitarão olhar para a criança e para o Ensino da Geografia através de uma perspectiva contemporânea de Educação. Os procedimentos metodológicos estarão pautados em uma abordagem qualitativa e para a coleta de dados será feito um levantamento bibliográfico.

Descrição

Palavras-chave

Experiential maps, Cartography with children, Childhood, Geografia, Mapas vivenciais, Cartografia infantil, Infância, Cartografia com crianças, Alfabetização cartográfica

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