Estudo logístico do recebimento da soja e carregamento do milho em unidades de beneficiamento

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Data

2021-11-08

Autores

Cavallari, Pâmela Rafaela Oliveira de Brito

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Os produtores de grãos no Brasil, em sua maior parte, não dispõem de silos dentro de suas propriedades, necessitando dos serviços de terceiros para o transporte, beneficiamento e armazenagem da sua produção. Nesse cenário, a logística torna-se essencial, pois permite otimizar o gerenciamento dos processos que ocorrem dentro de unidades armazenadoras coletoras, aumentando a confiabilidade na relação entre o cliente e o fornecedor de serviços. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo logístico sobre o tráfego de caminhões em duas unidades de beneficiamento de grãos, com diferentes protocolos de recebimento e expedição, buscando avaliar a eficiência do escoamento interno dos veículos, em condições de pico de safra. O trabalho foi conduzido em duas unidades de beneficiamento e armazenamento de grãos, pertencentes à mesma cooperativa. Os dados coletados foram submetidos a análise por estatística descritiva (software R) e a simulação por meio de software aplicado na otimização de processos produtivos (ARENA). O diagrama de Ishikawa teve como função mostrar o principal problema encontrado em cada unidade e suas possíveis causas. Os resultados obtidos indicaram que os tempos de atendimento, tanto na recepção como na expedição, foram inferiores na unidade B, que se deve a predominância de caminhões basculantes, acelerando a operação de descarga, bem como, o setor da logística que se mostrou bem efetivo ao agilizar significativamente os serviços prestados nesta unidade. E na unidade A observou-se a vantagem de priorização de balança que adequa o atendimento de acordo com sua demanda. Deve-se destacar que em ambas as unidades o tempo de atendimento foi assimétrico, e o ponto de maior gargalo foi na pesagem, recomendando-se a utilização de uma balança de fluxo colocada próxima aos silos. As análises realizadas abriram espaço para um estudo mais detalhado do que pode ser melhorado em cada unidade.
Grain producers in Brazil, for the most part, do not have silos within their properties, requiring the services of third parties for the transport, processing and storage of their production. In this scenario, logistics becomes essential, as it allows optimizing the management of the processes that take place within collecting storage units, increasing reliability in the relationship between the customer and the service provider. The objective of this work was to carry out a logistical study on truck traffic in two grain processing units, with different receiving and dispatch protocols, seeking to evaluate the efficiency of the internal flow of vehicles, under peak harvest conditions. The work was carried out in two grain processing and storage units, belonging to the same cooperative. The collected data were submitted to descriptive statistics analysis (R software) and simulation using software applied to the optimization of production processes (ARENA). The function of the Ishikawa diagram was to show the main problem found in each unit and its possible causes. The results obtained indicated that the service times, both in reception and in dispatch, were lower in unit B, which is due to the predominance of dump trucks, accelerating the unloading operation, as well as the logistics sector, which proved to be very effective. by significantly streamlining the services provided in this unit. And in unit A, there was the advantage of prioritizing the scale that adjusts the service according to its demand. It should be noted that in both units the service time was asymmetric, and the biggest bottleneck was in the weighing, recommending the use of a flow scale placed close to the silos. The analyzes carried out made room for a more detailed study of what can be improved in each unit.

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Palavras-chave

Logística, Cooperativas, Beneficiamento de cereais, Filas, Demanda, Logistics, Cooperatives, Cereal processing, Queues, Demand

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