Formação Profissional em Serviço Social frente ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão (REUNI) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-10-26

Autores

Ribeiro, Priscila Maitara Avelino

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), tem como objetivo a ampliação do acesso a permanência na educação superior. O Programa tinha como uma das metas a expansão do número de discentes nos cursos de graduação em dez anos. Teve início em 2008, e permitiu o ingresso de 680 mil alunos a mais nos cursos de graduação (ANDIFES, 2019). Com intuito de alcançar os objetivos da expansão as Universidades Federais aderiram ao Programa e apresentaram ao Ministério, planos de reestruturação, de acordo com a orientação do REUNI. O Curso de Serviço Social é um dos que foram criados por meio do REUNI, sendo o segundo maior curso, ficando abaixo somente para os cursos de Licenciaturas (ANDIFES, 2019). Se, por um lado tem-se uma vasta inserção da classe trabalhadora na universidade pública, por outro lado, temos embates a serem superados e enfrentados para que esta formação seja gratuita, laica e de qualidade. O objeto do presente estudo é a formação profissional em Serviço Social frente ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão (REUNI) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Tem como objetivo geral analisar os avanços e desafios para a formação profissional em Serviço Social na UFTM, frente ao contexto da Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).Tem como objetivos específicos: aprofundar os estudos acerca da proposta do REUNI, identificando os impactos desta proposta no ensino superior no Brasil da UFTM; conhecer a proposta do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM; analisar a caracterização da situação acadêmica do corpo discente do Curso de Serviço Social da UFTM. A presente pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, que vai além de descrever os fatos ou situações, proporcionando conhecimento e contrastando as relações evidenciadas no caso (YIN, 2001). Foi desenvolvida no Curso de Serviço Social da UFTM no município de Uberaba-MG por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. A análise dos dados documentais foi realizada por meio dos seguintes indicadores: a) matrículas; b) forma de ingresso; c) conclusão do curso; d) trancamento de matricula; e) cancelamento de matrícula; f) transferências e g) evasão. O método pautado foi o materialismo histórico dialético. Destaca-se que haverá momentos de compartilhar e socializar os resultados com o corpo docente e discente do curso pesquisado por meio de convite para assistirem a defesa da tese; entrega de um exemplar da tese ao curso de Serviço Social da UFTM, bem como a publicização por meio de publicação dos resultados da pesquisa em revistas científicas, anais de evento e livro. Destarte, mesmo com tantos desafios enfrentados, o presente estudo demonstrou que o Curso de Serviço Social da UFTM tem buscado uma formação crítica, ética e política conforme defende o Projeto Ético Político e as Diretrizes Curriculares de 1996, no entanto é preciso que sejam fortalecidas estratégias de enfrentamento as ofensivas do capital.
The Support Program for Federal Universities Restructuring and Expansion Plans(REUNI in portuguese), aims to expand access to permanence in higher education. The Program has as one of the goals, the expansion of the number of students in undergraduate courses in ten years. It has begun in 2008, and has permitted 680,000 students to enter undergraduate courses (ANDIFES, 2019). In order to achieve the expansion goals, Federal Universities joined the Program and presented to the ministry, restructuring plans, according to the guidance of (REUNI). The Social Work course is one of them that has been created by REUNI, and it is the second biggest course, being under only Undergraduate courses (ANDIFES, 2019). If on the one hand there is a vast insertion of the working class in the public university, on the other hand we have conflicts to be overcome and faced so that this formation is free, secular and quality. The object of this study is the professional training in Social Work in view of the Support Program for Restructuring and Expansion Plans (REUNI) of the “Universidade Federal do Triângulo Mineiro” - UFTM. Its main objective is to analyze the advances and challenges for professional training in Social Work at UFTM, in the context of the Restructuring and Expansion of Federal Universities (REUNI). Its specific objectives are: to deep the studies on the REUNI proposal, identifying the impacts of this proposal in higher education in Brazil at UFTM; learn about the proposal of the Social Work Course at the “Universidade Federal do Triângulo Mineiro” – UFTM; analyze the student profile of the UFTM Social Work Course. This research is characterized as a case study, which goes beyond describing the facts or situations, providing knowledge and contrasting the relationships evidenced in the case. (YIN, 2001). It was developed in the Social Work Course at UFTM in the city of Uberaba-MG through bibliographic research and documental research. The analysis of documentary data was performed using: following indicators a) enrollment; b) form of admission; c) completion of the course; d) enrollment lock; e) registration cancellation; f) transfers and g) evasion. The method was based on dialectical historical materialism. It is noteworthy that there will be times to share and socialize the results with the faculty and students of the researched course by means of an invitation to watch the thesis defense; delivery of a copy of the thesis to the Social Work course at UFTM, as well as the publication of the research results in scientific journals, event proceedings and books. Thus, even with so many challenges faced, this study demonstrated that the UFTM Social Work Course has sought a critical, ethical and political education as defended by the Ethical Political Project and the 1996 Curriculum Guidelines, in however, it is necessary to strengthen strategies to confront the offensives of capital.
El Programa de Apoyo a Planes de Reestructuración y Expansión de Universidades Federales (REUNI), que tiene como objetivo ampliar el acceso a la permanencia en la educación superior. El Programa tenía como una de sus metas la ampliación del número de estudiantes de graduación en diez años. Empezó en 2008 y permitió la entrada de más de 680.000 estudiantes a los cursos de graduación (ANDIFES, 2019). Para cumplir con los objetivos de expansión, las Universidades Federales se adhirieron al Programa y enviaron planes de reestructuración al Ministerio, de acuerdo con los lineamientos del REUNI. El curso de Trabajo Social (Servicio Social) es uno de los creados a través de REUNI, siendo el segundo curso más predominante, quedando por detrás nomas de los cursos de pregrados. Si por un lado hay una amplia inserción de la clase trabajadora en la universidad pública, por otro lado, tenemos conflictos que superar y afrontar para que esta formación sea gratuita, laica y de calidad. El objeto de este estudio es la formación profesional en Trabajo Social frente al Programa de Apoyo a Planes de Reestructuración y Expansión (REUNI) de la Universidad Federal del Triângulo Mineiro – UFTM. Su objetivo general es analizar los avances y desafíos para la formación profesional en Trabajo Social en la UFTM, en el contexto de la Reestructuración y Expansión de las Universidades Federales (REUNI). Sus objetivos específicos son: profundizar los estudios sobre la propuesta REUNI, identificando los impactos de esta propuesta en la educación superior en Brasil en la UFTM; conocer la propuesta del Curso de Trabajo Social en la Universidad Federal del Triângulo Mineiro - UFTM; Analizar el perfil del alumno del Curso de Servicio Social de la UFTM. Esta investigación se caracteriza por ser un estudio de caso, que va más allá de describir los hechos o situaciones, aportando conocimientos y contrastando las relaciones evidenciadas en el caso. (YIN, 2001). Se desarrolló en el Curso de Trabajo Social de la UFTM en la ciudad de Uberaba-MG a través de la investigación bibliográfica y documental. El análisis de los datos documentales se realizó mediante siguientes indicadores: a) matrícula; b) forma de admisión; c) finalización del curso; d) bloqueo de inscripción; e) cancelación de registro; f) transferencias y g) evasión. El método se basó en el materialismo histórico dialéctico. Cabe destacar que habrá momentos para compartir y socializar los resultados con el profesorado y estudiantes del curso investigado mediante una invitación a presenciar la defensa de la tesis; entrega de copia de la tesis al curso de Trabajo Social de la UFTM, así como la publicación de los resultados de la investigación en revistas científicas, actas de eventos y libro. Así, aún con tantos desafíos enfrentados, este estudio demostró que el Curso de Trabajo Social de la UFTM ha buscado una educación crítica, ética y política como lo defiende el Proyecto Ético Político y los Lineamientos Curriculares de 1996, sin embargo, es necesario fortalecer las estrategias para enfrentar las ofensivas del capital.

Descrição

Palavras-chave

Ensino Superior, Formação Profissional, REUNI, Serviço Social, Higher Education, Professional Qualification, Social Work, Enseñanza Superior, Formación Profesional, Trabajo Social

Como citar