Diário de um professor e registros de um palhaço: quando o nariz vermelho entra em aula

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Data

2022-02-17

Autores

Bueno, Gabriela Pereira

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A essência do nariz vermelho pode estar presente em muitos espaços, principalmente na escola, quando, por exemplo, um professor desperta o palhaço em si mesmo. Desta forma, este trabalho tem por objetivo apontar semelhanças e pontos de convergência entre a figura do professor e a do palhaço, bem como refletir sobre uma postura palhacesca na prática docente para o processo de ensino aprendizagem. Para isso, tem-se como objeto de investigação a possibilidade de aproximar a postura do professor com a essência do palhaço a partir de registros diários fictícios de um professor de arte, personagem que compartilha, de maneira sincera, as dúvidas, anseios e alegrias que o atravessam em aula. A partir destes registros, estabelece-se uma relação entre a postura deste professor em sala de aula e as características inerentes ao palhaço.
The red nose’s essence may be present at many places, especially in schools, when, for example, a teacher awakes the clown in themselves. Thus, this work’s main purpose is to point out similarities and converging points between the figure of both the teacher and the clown, as well as to consider about a certain clown posture in the teaching-learning process. That being the case, this work’s object of investigation regards the possibility of approaching the teacher’s posture and the clown’s essence from fictitious daily records of an art teacher, a character who shares, in a very honest way, their doubts, aspirations, and joys while in the classroom. From these records, a connection is settled down between the posture of the aforementioned teacher in the schoolroom and the inherent characteristics of the clown.

Descrição

Palavras-chave

Professor palhaço, Palhaçaria na educação, Professor de arte

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