A batalha entre mouros e cristãos da festa de São Tiago em Mazagão Velho – AP: uma experiência (etno)dramatúrgica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-02-21

Autores

Lemos, Juliana Souto

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa se debruça sobre a Festa de São Tiago, realizada anualmente em Mazagão Velho, no interior do Amapá. Inicialmente, com o objetivo de identificar a dramaturgia existente na encenação da Batalha entre Mouros e Cristãos, que compõe a programação da Festa, foi necessária uma investigação a respeito do percurso histórico de formação da própria Festa e da comunidade em que ela acontece. Para tanto, utilizando as noções metodológicas previstas pela etnocenologia, em diálogo com a bibliografia estudada, a narrativa da comunidade teve principal relevância e foi adquirida por meio de pesquisa de campo durante a realização da Festa e em momentos aleatórios no contexto do cotidiano da comunidade. Durante o percurso investigativo e vivencial, o escopo teórico foi ganhando novas abordagens e ampliando a análise, de modo que o próprio conceito de dramaturgia foi posto em questão, abrindo espaço para os estudos voltados ao campo da antropologia, com ênfase na performance cultural, chegando à etnodramaturgia. Esse procedimento levou a se identificar a manutenção da Festa enquanto um movimento de resistência estética e política, bem como uma luta pela sobrevivência com dignidade daqueles que a praticam.
This research focuses on the Feast of Saint James held annually in Mazagão Velho, in the interior of Amapá. Initially, in order to identify the dramaturgy existing in the staging of the Battle between Moors and Christians, which makes up the Festival's schedule, an investigation was necessary regarding the historical course of formation of the Festival itself and the community in which it takes place. Therefore, using the methodological notions provided by ethnocenology, in dialogue with the studied bibliography, the community narrative had main relevance and was acquired through field research during the celebration and also at random moments in the context of the community's daily life. During the investigative and experiential path, the theoretical scope gained new approaches and expanded the analysis, so that the very concept of dramaturgy was called into question, opening space for studies focused on the field of anthropology, with an emphasis on cultural performance, arriving to ethnodramaturgy. Which led to the identification of the maintenance of the Festival, as a movement of aesthetic and political resistance, as well as a struggle for survival with dignity for those who practice it.

Descrição

Palavras-chave

Teatro, Dramaturgia, Etnocenologia, Etnodramaturgia, Batalha entre Mouros e Cristãos, Ethnocenology, Dramaturgy, Ethnodramaturgy, Battle between Moors and Christians

Como citar