Educação integral para crianças: parques infantis do município de Marília/SP (1937-1978)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-02-22

Autores

Conceição, Aline de Novaes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Neste texto, apresentam-se resultados de pesquisa de doutorado em educação, obtidos com o objetivo geral de reconstituir elementos históricos dos sete Parques Infantis do município de Marília/SP, no período de 1937 a 1978, respectivamente ano da instalação do primeiro Parque Infantil da cidade e ano da alteração, na cidade, da denominação de Parques Infantis para Emeis. O objetivo específico consistiu em compreender a relação dos Parques Infantis do município de Marília/SP com a sedimentação de uma concepção de Educação Integral no período. Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa bibliográfica e documental, a partir dos procedimentos de localização, identificação, recuperação, reunião, sistematização, seleção, análise e interpretação de fontes sobre a temática. Assim, consultaram-se fontes dos arquivos permanentes das Escolas Municipais de Educação Infantil em que funcionaram os Parques Infantis da cidade. Também foram utilizadas legislações, números de jornais marilienses, manuscritos, fotografias relacionadas aos Parques Infantis da cidade e textos sobre a Educação Infantil no período publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Verificaram-se que houve o funcionamento de sete Parques Infantis no município de Marília/SP, espaços educativos e não formais, a saber: “Monteiro Lobato”, “Dr. Fernando Mauro”, “Príncipe Mikasa”, “Chapeuzinho Vermelho”, “Branca de Neve”, “Walt Disney” e “Saci-Pererê. Atendiam crianças entre 3 a 12 anos com diversas condições financeiras. Ressaltam-se que o fio condutor dessas instituições estava relacionado com uma Educação Integral em que eram valorizados os elementos físicos (recreação e esportes), intelectuais, sociais e cívicos, perpassando os elementos afetivos nas vivências diárias que trabalhavam para além dos elementos vivenciados nas escolas. Contudo, concomitantemente com a instalação do curso Pré-Primário nos Parques Infantis do município de Marília/SP houve a busca da alfabetização e com isso, houve uma descaracterização dos Parques Infantis, distanciando-se de uma Educação Integral, tendo ênfase na leitura e escrita, preparando para o Ensino de 1º grau e tendo as demais vivências sendo tratadas de formas secundárias, o que possibilitou a transformação dos Parques Infantis em Emeis no ano de 1978.
In this text, results of doctoral research in education are presented, obtained with the general objective of reconstituting historical elements of the seven Children's Parks in the municipality of Marília/SP, in the period from 1937 to 1978, respectively year of installation. of the first Children's Park in the city and the year of the change, in the city, from the name of Children's Parks to Emeis. The specific objective was to understand the relationship between the Playgrounds of the city of Marília/SP with the sedimentation of a concept of Integral Education in the period. Through a historical approach, focused on bibliographic and documentary research, based on the procedures of location, identification, recovery, compilation, systematization, selection, analysis and interpretation of sources on the subject. Thus, sources from the permanent archives of the Municipal Schools of Early Childhood Education where the city's Playgrounds operated were consulted. Legislation, newspaper numbers of the Maritime, manuscripts, photographs related to the city's Playgrounds and texts on Early Childhood Education of the period published in the Brazilian Journal of Pedagogical Studies were also used. It was found that there were seven playgrounds in the city of Marília/SP, educational and non-formal spaces, namely: “Monteiro Lobato”, “Dr. Fernando Mauro”, “Prince Mikasa”, “Little Red Riding Hood”, “Snow White”, “Walt Disney” and “Saci-Pererê. They cared for children between 3 and 12 years old with different economic conditions. It is noteworthy that the guiding thread of these institutions was related to a Comprehensive Education in which physical (recreation and sports), intellectual, social and civic elements were valued, permeating the affective elements in daily experiences that worked beyond the lived elements. in the schools. . However, concomitantly with the installation of the Pre-Primary course in the Children's Parks of the municipality of Marília/SP, there was a search for literacy and with that, there was a lack of characterization of the Children's Parks, moving away from an Integral Education, with emphasis on reading and writing, preparing for 1st grade education and having the other experiences being treated in secondary roads, which made it possible to transform the Children's Playgrounds into Emeis in 1978.
En este texto, son presentados resultados de investigaciones de doctorado en educación, obtenidos con el objetivo general de reconstituir elementos históricos de los siete Parques del Niño en el municipio de Marília/SP, en el período de 1937 a 1978, respectivamente año de la instalación del primer Parque Infantil de la ciudad y año del cambio, en la ciudad, del nombre de Parques Infantiles a Emeis. El objetivo específico fue comprender la relación entre los Parques Infantiles de la ciudad de Marília/SP con la sedimentación de un concepto de Educación Integral en el período. A través de un enfoque histórico, centrado en la investigación bibliográfica y documental, a partir de los procedimientos de localización, identificación, recuperación, recopilación, sistematización, selección, análisis e interpretación de fuentes sobre el tema. Así, se consultaron fuentes de los archivos permanentes de las Escuelas Municipales de Educación Infantil donde funcionaban los Parques Infantiles de la ciudad. También se utilizaron legislaciones, números de periódicos de la Marítima, manuscritos, fotografías relacionadas con los Parques Infantiles de la ciudad y textos sobre Educación Infantil del período publicados en la Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos. Se constató que había siete parques infantiles en la ciudad de Marília/SP, espacios educativos y no formales, a saber: “Monteiro Lobato”, “Dr. Fernando Mauro”, “Príncipe Mikasa”, “Caperucita Roja”, “Blancanieves”, “Walt Disney” y “Saci-Pererê. Cuidaban niños de entre 3 y 12 años con diferentes condiciones económicas. Es de destacar que el hilo conductor de estas instituciones estuvo relacionado con una Educación Integral en la que se valoraron elementos físicos (recreación y deportes), intelectuales, sociales y cívicos, permeando los elementos afectivos en experiencias cotidianas que trabajaron más allá de los elementos vividos en las escuelas. . Sin embargo, concomitantemente con la instalación del curso de Preprimaria en los Parques del Niño del municipio de Marília/SP, hubo una búsqueda de alfabetización y con eso, hubo una descaracterización de los Parques del Niño, alejándose de una Integral Educación, con énfasis en lectura y escritura, preparándose para la educación de 1° grado y teniendo las demás experiencias siendo tratadas en vías secundarias, lo que posibilitó transformar los Patios de Juegos Infantiles en Emeis en 1978.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Educação integral, História da educação, História da educação infantil, Parques infantis de Marília/SP, Education, Integral education, Education history, History of early childhood education, Children's games in Marília/SP, Educación, Educación integral, Historia de la educación, Historia de la educación infantil, Juegos infantiles en Marília/SP

Como citar

Conceição, Aline de Novaes. Educação integral para crianças: parques infantis do município de Marília/SP (1937-1978). Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.