Aplicativo orientativo digital para docentes como apoio na elaboração de conteúdos pedagógicos: à guisa de uma didática da linguagem midiática audiovisual (APP-AUD)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-02-22

Autores

Oliveira, Elaine Garcia de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O audiovisual, que diverte e entretém, educa e forma, ajuda a romper com a monotonia de modelos de aulas tradicionais, motivando os alunos a apresentarem conteúdos contextualizados. Vemos que é preciso capacitar docentes a desenvolver habilidades e competências em sua elaboração. Os docentes, desde 2020, surpreendidos pelo isolamento social do COVID-19, ficaram reféns de equipamentos tecnológicos digitais, mesmo sem experiência, o que se traduz em dificuldades em sua produção. Assim, este estudo tem por objetivo criar um protótipo de aplicativo para elaboração de audiovisuais, que contribua com as necessidades dos docentes do Ensino Superior nas aulas remotas, trazendo para o contexto educacional formas de aliar conteúdos à realidade vivida, de maneira atrativa e pedagógica. Inicialmente apresenta-se uma investigação bibliográfica, com autores das áreas da comunicação, do audiovisual e da educação e um conjunto de elementos das tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para sua construção que podem encaminhar para produções mais adequadas às aplicações educacionais. Como resultado preliminar já é possível perceber que a educação pode se beneficiar da utilização do audiovisual, pelos procedimentos reais serem compreendidos de maneira lúdica e participativa com seu uso em sala de aula; e o protótipo de aplicativo pode ajudar neste intento, com orientações de técnicas comunicacionais, para produção de conteúdos pedagógicos por meio da linguagem midiática audiovisual e abordagens teóricas utilizando metodologias ativas e o design thinking. Tais abordagens tem colaborado com os discentes universitários, por apresentarem uma relação significativa entre as experiências vivenciadas pelos alunos e os conhecimentos ensinados durante as aulas remotas, possibilitando aos estudantes os modos participativo e colaborativo, dentro do processo pedagógico.
The audiovisual, which amuses and entertains, educates and shapes, helps to break with the monotony of traditional classroom models, motivating students to present contextualized content. We see that it is necessary to enable docents to develop skills and competences in their preparation. Since 2020, the docents, surprised by the social isolation of COVID-19, have been held hostage to digital and technological equipment, even with no experience, which can be related to difficulties in their production. Thus, this study aims to create an application prototype for the development of audiovisual contents, which contributes to the needs of Higher Education teachers in remote classes, bringing to the educational context ways to match content with the reality experienced, in an attractive and pedagogical way. Initially, a bibliographical investigation is presented, with authors from the fields of communication, audiovisual and education, and a set of elements of Information and Communication Technologies (ICT) for their construction that can lead to more suitable productions for educational applications. As a preliminary result, it is already possible to notice that education can take advantage from the use of audiovisual, since real procedures are understood in a joyful and participatory way with its use in the classroom; and the application prototype can help in this attempt, with guidance on communication techniques, for the production of pedagogical content through audiovisual media language and theoretical approaches using active methodologies and design thinking. Such approaches have collaborated with university students, as they present a significant relationship among the experiences lived by students and the knowledge taught during remote classes, enabling students to participate in participatory and collaborative modes, within the pedagogical process.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Aulas remotas, Linguagem audiovisual, Metodologias ativas, Design thinking, Aplicativos, Tecnologias, Education, Remote classes, Active methodologies, Design thinking, Applications, Technologies

Como citar