O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em atividades físicas remotas durante a pandemia de Covid-19: uma revisão sistemática

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Data

2022-02-24

Autores

Pelição, Taís

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Social distancing, a result of the Covid-19 pandemic, is designed to reduce and restrict movement and face-to-face interactions between people. This distancing laid the foundations for strengthening mediated learning and work technologies, enabling, through innovative applications, new paradigms for the production of knowledge through the use of digital tools. The possibilities of using Digital Information and Communication Technologies (TDICs) are diverse, depending directly on the creativity of the user. Several Physical Education (PE) professionals who were still resistant to teaching remote, through TDICs, had the opportunity to evaluate and test a diversity of tools and methods and acted from new experiences, from the distancing. Thus, this systematic review aimed to investigate how TDICs have been used by PE professionals in physical activities remote during the Covid-19 pandemic, given that, in this scenario, the method teaching and/or remote service (mediated by technology) gained emphasis and opened space for differentiated human interactions, mainly in the PE area. At databases returned three articles: an observational study and a report of experience that had the elderly as a target audience; and an experience report with open access target audience. It can be concluded that all the results found pointed out benefits in the use of TDICs for remote physical activities, promoting combating a sedentary lifestyle and maintaining physical and mental well-being during Covid-19 pandemic.
O distanciamento social, resultado da pandemia de Covid-19, foi projetado para reduzir e restringir a circulação e as interações presencial entre pessoas. Esse distanciamento lançou bases para fortalecer a aprendizagem e o trabalho mediados pelas tecnologias, possibilitando, através de aplicações inovadoras, novos paradigmas para produção de saberes por meio da utilização de ferramentas digitais. As possibilidades de uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) são diversas, dependendo diretamente da criatividade do usuário. Diversos profissionais de Educação Física (EF) que ainda estavam resistentes ao ensino remoto, através das TDICs, tiveram a oportunidade de avaliar e testar uma diversidade de ferramentas e métodos e atuaram a partir de novas experiências, desde o distanciamento. Desta forma, esta revisão sistemática teve como objetivo investigar como as TDICs vêm sendo utilizadas pelos profissionais de EF em atividades físicas remotas durante a pandemia de Covid-19, visto que, diante desse cenário, o método de ensino e/ou atendimento remoto (mediado por tecnologia) ganhou ênfase e abriu espaço para interações humanas diferenciadas, principalmente na área da EF. As bases de dados retornaram três artigos: um estudo observacional e um relato de experiência que tinham idosos como público alvo; e um relato de experiência com público alvo de livre acesso. Pôde-se concluir que todos os resultados encontrados apontaram benefícios no uso das TDICs para atividades físicas remotas, promovendo o combate ao sedentarismo e mantendo o bem-estar físico e mental durante a pandemia de Covid-19.

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Palavras-chave

Physical activity, Covid-19 pandemic, Education, Physical, Atividade física, Exercícios físicos, Tecnologia da informação, Epidemias, Educação física

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