Publicação: Efeitos do treinamento físico-cognitivo no desempenho dos atletas de eSport: atuação do profissional de educação física
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Autores
Orientador
Zago, Paula Fávaro Polastri 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Educação Física - FC
Título da Revista
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A interação do ser humano com os computadores aumenta a cada ano, trazendo para os usuários cada vez mais imersão e troca de informações com a máquina. Alguns estudos têm apontado que jogadores de eSports são cada vez mais vistos como atletas. No entanto, pouco se sabe sobre o papel dos profissionais da área da saúde para auxiliar na manutenção da condição física e qualidade de vida destes jogadores. A presente revisão de literatura teve como objetivo geral examinar quais as necessidades de atletas de eSports no cuidado de suas funções físicas e cognitivas e se há e qual seria a atuação do profissional de Educação Física para melhorar as condições gerais destes jogadores. Para a execução desta revisão, foram selecionados artigos em revistas especializadas, entrevistas e materiais de diferentes bases de dados com palavras-chaves que abordaram treinamentos físico-cognitivos e características e necessidades deste público-alvo. Os resultados mostraram que, apesar da importância de manter a condição física do atleta de eSports, muito pouco está sendo investigado sobre a atuação do profissional de Educação Física neste meio. No entanto, alguns países já vêm adotando rotinas de treinamento para seus jogadores de eSports com obtenção de melhores resultados quando comparados a times de vários países sem suporte técnico multiprofissional. Conclui-se, portanto, que apesar de literatura escassa, é possível encontrar evidências de que a atuação de profissionais de Educação Física em conjunto com outras áreas poderia auxiliar em melhor preparação físico-cognitiva para atletas de eSports.
Resumo (inglês)
The interaction of human beings with computers increases every year, bringing users more and more immersion and exchange of information with the machine. Some studies have pointed out that eSports players are increasingly seen as athletes. However, little is known about the role of health professionals in helping to maintain the physical condition and quality of life of these players. The present literature review had as general objective to examine the needs of eSports athletes in the care of their physical and cognitive functions and if there is and what would be the role of the Physical Education professional to improve the general conditions of these players. To carry out this review, articles in specialized magazines, interviews and materials from different databases were selected with keywords that addressed physical-cognitive training and characteristics and needs of this target audience. The results showed that, despite the importance of maintaining the physical condition of the eSports athlete, very little is being investigated about the performance of the Physical Education professional in this environment. However, some countries have already adopted training routines for their e-sports players with better results when compared to teams from several countries without multi-professional technical support. It is concluded, therefore, that despite the scarce literature, it is possible to find evidence that the performance of Physical Education professionals in conjunction with other areas could help in better physical-cognitive preparation for eSports athletes.
Descrição
Palavras-chave
eSport, Treinamento físico-cognitivo, Jogos eletrônicos, Atletas, Computer games
Idioma
Português