A Escola Complementar em São Paulo (1892-1933)

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Data

2021-03-31

Autores

Corbage, Debora Maria Nogueira

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta tese de doutorado tem como tema a Escola Complementar no Estado de São Paulo no período entre 1892 e 1933. Essa periodização compreende o tempo em que a referida escola existiu na legislação paulista, abrangendo todas as reformas da Instrução Pública pelas quais ela passou. O objetivo da tese está em compreender o lugar desta escola dentro do aparelho escolar paulista, uma vez que, primeiramente, a Escola Complementar foi concebida para ser um complemento do ensino primário. Após uma alteração na lei, ela se converteu em escola de formação de professores e se manteve nessa configuração até a Reforma Oscar Thompson em 1910, quando as quatro Escolas Complementares existentes foram convertidas em Escolas Normais Primárias e Normais Secundárias. A reforma ocorrida em 1917 restabeleceu a Escola Complementar como preparatória para o Curso Normal, criando, assim, um elo entre o ensino primário e o normal. As fontes utilizadas para este estudo são os Annuarios do Ensino, o jornal O Estado de S.Paulo e, especialmente, o jornal Correio Paulistano; bem como teses e dissertações produzidas sobre as Escolas Complementares. Como referencial teórico para o desenvolvimento da tese, toma-se como base os estudos de Chartier, Capelato e de Lucca para compreender as representações construídas sobre esta escola, sobretudo através dos periódicos. Tomamos como base os estudos de Tanuri e Antunha, representantes da historiografia clássica sobre história da educação, como ponto de partida para preencher a lacuna acerca da Escola Complementar que, para esses autores sempre esteve à sombra da Escola Normal. Observa-se a necessidade de se pensar sobre o sentido desta escola para a formação docente. Considera-se, por fim, a Escola Complementar como uma instituição que ocupa uma lacuna na constituição do sistema público de ensino no Estado de São Paulo. Ela foi, para a formação docente, um elo importante entre os ensinos primário, secundário e normal no Estado de São Paulo durante a Primeira República, ao preencher ausências na organização do sistema educacional paulista.
This doctoral thesis has as its theme the Complementary School in the State of São Paulo, from 1892 to 1933. This periodization comprises the time in which this school existed in São Paulo legislation, covering all the reforms of public education through which it went through. The objective of the thesis is to understand the place of this school within the school system of São Paulo, since, firstly, the Complementary School was conceived to be a complement to primary education; after a change in the law, it has become a teacher training school and has remained in this configuration until the Reform of Oscar Thompson in 1910 when the four existing Complementary Schools are converted into Primary and Secondary Normal Educational Institution. The reform which occurred in 1917 has re-established the Complementary School as preparatory to the Normal Course thus creating a link between primary and normal education. The sources used for this study are the Teaching Yearbooks, the newspapers O Estado de S.Paulo, and especially the newspaper Correio Paulistano; as well as theses and dissertations produced on complementary schools. As a theoretical background for the development of the thesis, we have taken as a basis the studies of Chatier, Capelato and Lucca to understand the representations constructed about this school, especially through journals.

Descrição

Palavras-chave

Escola Complementar, Escola Normal, Formação de professores, Complementary School, Normal School, Teacher training

Como citar

Corbage, Debora Maria Nogueira. A Escola Complementar em São Paulo (1892-1933). Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.