Jogos eletrônicos na educação física escolar: um estudo de revisão sistemática da literatura

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Data

2022-03-11

Autores

Giacomini, Gabriel Lopes

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Os jogos eletrônicos, objeto de conhecimento presente na Base Nacional Comum Curricular e no Currículo Paulista, representam um fenômeno cultural que entusiasma diversas gerações, incluindo as crianças, adolescentes e jovens na idade escolar, de modo a ser considerado atualmente uma das principais atividades de lazer da sociedade. Diante disso, o presente estudo pretendeu identificar o estado da arte da produção acadêmica acerca da temática dos jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física no contexto escolar, bem como, caracterizar os estudos identificados e analisá-los em relação aos resultados alcançados. Para isso, através do método de pesquisa qualitativo, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, que se caracteriza como um estudo de natureza descritiva e bibliográfica, permitindo priorizar temáticas e esclarecer temas. As produções foram analisadas e discutidas nas seguintes categorias: a) Ano de publicação e natureza dos estudos; b) Objetivos dos estudos; c) Contexto e participantes e d) Principais conclusões dos estudos. Como resultados, observamos que a temática jogos eletrônicos na Educação Física escolar têm sido abordada de forma significativa no campo acadêmico-científico, sobressaindo as pesquisas de campo em relação às de revisão de literatura. Os estudos indicam a aceitação dos/as estudantes quanto à presença do conteúdo dos jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física e destacam o papel dos/as professores/as de Educação Física na busca por formações, para melhor compreensão e aproveitamento do universo dos jogos eletrônicos. Os estudos também traçaram os desafios e dificuldades para abordagem do conteúdo, tais como: falta de recursos e acessibilidade. Concluímos através do estudo, que a temática dos jogos eletrônicos é um conhecimento no universo da cultura corporal de movimento para fruição de crianças, adolescentes e jovens, sendo necessária a implementação de cursos de formação inicial e continuada de professores/as, bem como, aprimoramento dos recursos e acessibilidade para garantir sua inserção como conteúdo da Educação Física escolar.
Electronic games, an object of knowledge present in the National Common Curricular Base and in the Paulista Curriculum, represent a cultural phenomenon that excites several generations, including children, adolescents and young people of school age, so that it is currently considered one of the main leisure activities. of society. Therefore, the present study aimed to identify the state of the art of academic production on the theme of electronic games in Physical Education classes in the school context, as well as to characterize the identified studies and analyze them in relation to the results achieved. For this, through the qualitative research method, a systematic literature review was carried out, which is characterized as a descriptive and bibliographic study, allowing prioritizing themes and clarifying themes. The productions were analyzed and discussed in the following categories: a) Year of publication and nature of the studies; b) Objectives of the studies; c) Context and participants and d) Main conclusions of the studies. As a result, we observed that the theme of electronic games in school Physical Education has been, in a significant way in the academic-scientific field highlighting the field research in relation to the literature review. The studies indicate the students' acceptance of the presence of electronic games content in Physical Education classes and highlight the role of Physical Education teachers in the search for training, for a better understanding and use of the electronic games universe. The studies also outlined the challenges and difficulties in approaching the content, such as: lack of resources and accessibility. We conclude through the study that the theme of electronic games is a knowledge in the universe of body culture of movement for the enjoyment of children, adolescents and young people, requiring the implementation of initial and continuing training courses for teachers, as well as, improvement resources and accessibility to ensure its inclusion as content in physical education at school.

Descrição

Palavras-chave

Jogos eletrônicos, Educação Física Escolar, Diretrizes curriculares, Electronic games, School physical education, Curriculum guidelines

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