Material didático: ensino de Inglês instrumental específico para curso técnico em Química

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-10-06

Autores

Pollice, Thais Aparecida de Castro Ramos

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A ideia de desenvolver a presente pesquisa partiu da experiência prática em sala de aula e da dificuldade de encontrar material didático apropriado para trabalhar com o componente curricular Inglês Instrumental em cursos específicos. O material didático produzido deveria atender as bases tecnológicas do Plano de Curso e além disso motivar os estudantes a aprender de forma autônoma e satisfatória, fomentando assim a elaboração de um material com o objetivo de desenvolver uma abordagem com aporte teórico científico de ensino, que promova um processo de ensino e aprendizagem unindo terminologia técnica ao conteúdo regular de língua inglesa, ou seja, a produção de um material didático novo que destaque os pontos relevantes do papel da comunicação em língua inglesa. Esta pesquisa foi realizada em uma escola técnica agrícola do Centro Paula Souza, localizada no interior do estado de São Paulo. Participaram 13 alunos regularmente matriculados no curso Técnico em Química e como primeira ação, foi aplicada uma avaliação diagnóstica para saber o nível de conhecimento dos alunos sobre a língua inglesa. Esses dados foram tabulados e transformados em gráficos para análise. Após essa primeira coleta e análise de dados, o material didático foi elaborado e aplicado. Novamente foi realizada uma avaliação, a mesma do início da coleta de dados, para que fosse possível comparar com a primeira. Após essa comparação, concluiu-se que o produto proporcionou avanços no desempenho acadêmico dos alunos e a percepção deste produto também foi positiva, no que diz respeito aos conteúdos de inglês instrumental, tendo sido feito apenas alguns ajustes após o término da pesquisa.
A ideia de desenvolver a presente pesquisa partiu da experiência prática em sala de aula e da dificuldade de encontrar material didático apropriado para trabalhar com o componente curricular Inglês Instrumental em cursos específicos. O material didático produzido deveria atender as bases tecnológicas do Plano de Curso e além disso motivar os estudantes a aprender de forma autônoma e satisfatória, fomentando assim a elaboração de um material com o objetivo de desenvolver uma abordagem com aporte teórico científico de ensino, que promova um processo de ensino e aprendizagem unindo terminologia técnica ao conteúdo regular de língua inglesa, ou seja, a produção de um material didático novo que destaque os pontos relevantes do papel da comunicação em língua inglesa. Esta pesquisa foi realizada em uma escola técnica agrícola do Centro Paula Souza, localizada no interior do estado de São Paulo. Participaram 13 alunos regularmente matriculados no curso Técnico em Química e como primeira ação, foi aplicada uma avaliação diagnóstica para saber o nível de conhecimento dos alunos sobre a língua inglesa. Esses dados foram tabulados e transformados em gráficos para análise. Após essa primeira coleta e análise de dados, o material didático foi elaborado e aplicado. Novamente foi realizada uma avaliação, a mesma do início da coleta de dados, para que fosse possível comparar com a primeira. Após essa comparação, concluiu-se que o produto proporcionou avanços no desempenho acadêmico dos alunos e a percepção deste produto também foi positiva, no que diz respeito aos conteúdos de inglês instrumental, tendo sido feito apenas alguns ajustes após o término da pesquisa.

Descrição

Palavras-chave

Inglês instrumental. Química. Material didático., Língua inglesa, Inglês instrumental, Química, Material didático, Instrumental English, Chemistry, Courseware

Como citar