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Publicação:
Experiências com desenho entre adolescentes em uma escola estadual da zona sul de São Paulo

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Orientador

Coutinho, Rejane Galvão

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Artes Visuais - IA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O objetivo da pesquisa foi investigar o exercício do grafismo entre adolescentes com faixa etária entre 12 a 13 anos na prática de sua linguagem. Baseada no trabalho de Rosa Iavelberg em “O Desenho Cultivado das Crianças: prática e formação de educadores” buscou identificar, através do trabalho de campo em uma Unidade Escolar localizada na Zona Sul de São Paulo, problemáticas no ensino de arte que levem ao abandono da prática do desenho. Dessa forma, através da prática contínua, busquei encontrar caminhos para subvertê-las, de forma que a prática do desenho na aula de arte pudesse representar um terreno de comunicação fértil na construção coletiva de conhecimento. A partir da análise do material produzido ao longo da pesquisa, é perceptível que a prática cotidiana do desenho oferece ao adolescente protagonismo e liberdade para comunicar-se. Através da linguagem do desenho, é capaz de compor diferentes aspectos construtivos identitários e de sua realidade.

Resumo (inglês)

The objective of the research was to investigate the exercise of graphics among adolescents aged between 12 and 13 years in the practice of their language. Based on the work of Rosa Iavelberg in “The Cultivated Drawing of Children: practice and training of educators” it sought to identify, through classes fieldwork in a School Unit located in the South Zone of São Paulo, problems in the art that lead to the abandonment of drawing prac tice. In this way, through continuous practice, I sought to find ways to subvert them, so that the practice of drawing in the art class could represent a fertile ground for communication in the collective construction of knowledge. From the analysis of the material produced during the research, it is noticeable that the daily practice of drawing offers the teenager protagonism and freedom to communicate. Through the language of drawing, it is possible to compose different constructive aspects of identity and reality.

Descrição

Palavras-chave

Desenho, Adolescência, Educação, Identidade racial, Classes sociais

Idioma

Português

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