Do colírio de soro autólogo à experiência de negócio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-02-24

Autores

Rocha, Ananda Lini Vieira da

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A Síndrome do Olho Seco (SOS) é uma doença multifatorial das lágrimas e da superfície ocular que resulta em desconforto, distúrbios visuais e instabilidade do filme lacrimal e afeta principalmente adultos com mais de 50 anos e mulheres. É uma doença que pode ter grande impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes. A abordagem terapêutica com soro autólogo tem sido preconizada deste 1986 com prós e contras na literatura. Este trabalho tem como objetivo realizar estudo de logística de implantação de negócio e viabilização de produto para a produção de alta qualidade de CoSA em startup já estabelecida. Este projeto foi aprovado pelo comitê de Ética e Pesquisa via Plataforma Brasil CAAE 518.559.21.7.0000.5411 com anuência de todas as partes envolvidas. As etapas de validação de mercado do CoSA foram realizadas em parceria com a Crop® Biotecnologia uma startup brasileira, que atua em projetos com o Laboratório de Biotecnologia Aplicada/Biologia Molecular e Biologia Celular, sediada em Botucatu-SP. A Crop® contribuiu no mapeamento mercadológico para implantação de Mínimo Produto Viável (MVP) já validado por pesquisa científica, produtos com atividade biológica para a saúde humana. Resultados - Foram identificados 177 serviços/clínicas/consultórios de oftalmologia na região de Botucatu. Deste total de clínicas, em 83 (47%) delas foram realizadas visitas online, para outras 7 (4%) as visitas foram presenciais. 9 (5%) visitas estão programadas para serem realizadas e outras 38 (21,5%) são consideradas em prospecção. Para treze serviços, o contato foi descontinuado por falta de resposta (7,3%). Das 90 clínicas/profissionais que foram entrevistados, 27 estabeleceram contrato para futura prestação de serviços, correspondendo a 30% dos visitados e 15,2% do total de clínicas. Foram incluídos 10 pacientes, sendo 5 deles do sistema público e outros 5, arcados pela empresa, como futuros clientes. Para a execução plena da proposta futura, foi realizado credenciamento de Laboratório para Coleta das amostras. O protocolo de produção do CoSA em execução desde 2007, sendo produzidos 120 frascos de 10mL de CoSA/mês para os 10 pacientes. Todos os lotes foram aprovados no Controle de Qualidade. Foram registradas apenas duas observações/queixa, uma não foi justificada e o tratamento foi mantido e outra, na qual houve suspensão do tratamento.
Dry Eye Syndrome is a multifactorial disease of the tears and the ocular surface that results in discomfort, visual disturbances and tear film instability, it mainly affects adults over 50 years of age and women. It is a disease that can have a major negative impact on patients' quality of life. The therapeutic approach with autologous serum has been advocated since 1986 with pros and cons in the literature. This work aims to carry out a study of business implementation logistics and product feasibility for the high-quality production of CoSA in an already established startup. This project was approved by the Research Ethics Committee via Plataforma Brasil CAAE 518.559.21.7.0000.5411 with the consent of all parties involved. The CoSA market validation steps were carried out in partnership with Crop® Biotecnologia, a Brazilian startup that works on projects with the Laboratory of Applied Biotechnology/Molecular Biology and Cell Biology, based in Botucatu-SP. Crop® contributed to the market mapping for the implementation of Minimum Viable Product (MVP) already validated by scientific research, products with biological activity for human health. Results - 177 ophthalmology services/clinics/offices were identified in the Botucatu region. Of this total of clinics, in 83 (47%) of them online visits were carried out, for another 7 (4%) the visits were in person. 9 (5%) visits are scheduled to take place and 38 (21.5%) are considered prospecting. For thirteen services, the contact was discontinued due to lack of response (7.3%). Of the 90 clinics/professionals who were interviewed, 27 established a contract for future provision of services, corresponding to 30% of those visited and 15.2% of the total number of clinics. 10 patients were included, 5 of them from the public system and another 5, financed by the company, as future customers. For the full implementation of the future proposal, accreditation of the Laboratory for Sample Collection was carried out. The CoSA production protocol has been running since 2007, with 120 bottles of 10mL of CoSA/month being produced for 10 patients. All batches were approved in Quality Control. Only two observations/complaints were recorded, one was not justified and the treatment was maintained and the other was suspended.

Descrição

Palavras-chave

Soro autólogo de uso ocular, Síndrome do olho seco, Difusão de inovações, Lubrificantes oftálmicos, Autologous eye serum, Dry eye syndrome, Diffusion of Innovations, Ophthalmic Lubricants

Como citar