Comunicação organizacional e trabalho remoto em contexto de pandemia: construção de sentidos e percepções de empregados

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-03-21

Autores

Oliveira, Guilherme Ferreira de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A pandemia da COVID-19 impactou as relações na sociedade, assim como as organizações que nela atuam. Neste cenário de incertezas e inseguranças, ações como o isolamento social foram apresentadas visando conter a disseminação do vírus, de forma que o trabalho remoto (home office) foi amplamente adotado pelas organizações. Nesse contexto, torna-se importante refletir sobre como a comunicação organizacional e, especificamente, a comunicação com empregados, acontece. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo principal compreender como a comunicação organizacional pode atuar na percepção dos empregados sobre o trabalho remoto em contexto de pandemia. Objetiva-se também a) entender o processo de comunicação de organizações, em específico, com os empregados; b) refletir sobre quais são os impactos da pandemia nas atividades comunicacionais “internas” das organizações; e c) analisar as percepções sobre esse cenário pela ótica dos trabalhadores. Para atingir estes objetivos, este trabalho, de caráter qualitativo e de abordagem exploratória, adota como metodologia: a) pesquisa bibliográfica sobre comunicação organizacional na perspectiva do paradigma relacional, comunicação com empregados e processos comunicacionais no trabalho mediado por tecnologias e b) pesquisa de campo, a partir da coleta de respostas em um questionário do Google Forms sobre as percepções de trabalhadores sobre a comunicação com empregados durante a pandemia. Utilizamos da Análise de Conteúdo para interpretar os resultados obtidos, a partir das categorias: 1) Percepções das facilidades e dificuldades do trabalho remoto e 2) Comunicação no cotidiano: relações, interações e usos de plataformas. Verificamos que a comunicação organizacional atua na construção de sentidos dos empregados sobre as próprias práticas trabalhistas e de construção de relacionamentos, considerando as especificidades do contexto pandêmico e suas implicações: dificuldades, facilidades, aproximações e distanciamentos dos demais agentes organizacionais.
The COVID-19 pandemic has impacted relationships in society, as well as the organizations that work in it. In this scenario of uncertainties and insecurities, actions such as social isolation were presented to contain the spread of the virus, so that remote work was widely adopted by organizations. In this context it becomes important to reflect on how organizational communication, and specifically communication with employees, takes place. Thus, this research has as its main objective: to understand how organizational communication can act on employees' perception of remote work in the context of a pandemic. It also aims to a) understand the communication process of organizations, specifically, with employees; b) reflect on what are the impacts of the pandemic on the “internal” communication activities of organizations; and c) analyze the perceptions of this scenario from the perspective of workers. To achieve these objectives, this work of qualitative character and exploratory approach adopts the following methodology: a) bibliographic research on organizational communication in the perspective of the relational paradigm, communication with employees and communicational processes in work mediated by technologies and b) field research, from responses in a Google Forms questionnaire about workers' perceptions of communication with employees during the pandemic. We used Content Analysis to interpret the results obtained, based on the following categories: 1) Perceptions of the ease and difficulties of remote work and 2) Communication in everyday life: relationships, interactions and uses of platforms. We verified that organizational communication acts in the construction of employees' meanings about their own labor practices and relationship building, considering the specifics of the pandemic context and its implications: difficulties, facilities, approximations and distances from other organizational agents.

Descrição

Palavras-chave

Covid-19, Comunicação, Teletrabalho, Organizational communication, Communication with employees, Remote work

Como citar