O ensino da capoeira na escola: um estudo de caso-análise do plano de aula

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-03-18

Autores

Bacan, Henrique Elias

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

ABSTRACT This qualitative research seeks to base itself through bibliographic studies what importance and what meanings the practice of Capoeira brings to its students, by comparing the documents based on the National guidelines (BNCC and the Paulista Curriculum). Capoeira is treated as a cultural heritage, because of this, it can be used for the teaching of Afro-Brazilian culture, due to this, it enters the code of Law 10,639/2003, which says mandatory the teaching of African and Afro-Brazilian cultures. The Physical Education teacher, is the first responsible to minister this content in the school context, due to the practice of theory-practice in a joint way. When taught in the classroom, Capoeira should be a set of aspects, and the teacher has a fundamental role in the dissemination of knowledge about this practice. For data collection, a documentary analysis of a Case Study of a class plan of a Physical Education Teacher was performed, comparing it with the BNCC and the São Paulo Curriculum. For the analysis of these data, we used Bardin’s content analysis method, divided into three phases: The pre-analysis; Material exploration and treatment of the results - (inference and interpretation. After this analysis, it was verified through the considerations taken from the study object. With the study, we can see the importance of teaching Capoeira in a school context, and that there should be more studies around the theme. Based on the objective of the research, it was noticed that the teaching of Capoeira in the classroom, follows in line with national and state guidelines, however, because it is an introductory class, there was absence of the experimentation part that has been found in the guidelines. However, there was the teaching of Capoeira in the school context, being taught its historical context and its social importance.
Essa pesquisa de cunho qualitativo busca se embasar através de estudos bibliográficos qual a importância e quais significados a prática da Capoeira traz para seus alunos, através da comparação dos documentos com base nas diretrizes Nacionais (BNCC e o Currículo Paulista). A Capoeira é tratada como um patrimônio cultural, devido a isso, ela pode ser utilizada para o ensino da cultura Afro-Brasileira, devido a isso, ela entra no código da Lei 10.639/2003, que diz obrigatório o ensino das culturas Africanas e Afro-brasileiras. O professor de Educação Física, fica como o primeiro responsável a ministrar esse conteúdo no contexto escolar, devido à prática da teoria-prática de maneira conjunta. Quando ensinada em sala de aula, a Capoeira deve ser um conjunto de aspectos, e o professor tem um papel fundamental na disseminação do conhecimento em acerca desta prática. Para coleta de dados, realizado uma análise documental, de um Estudo de Caso de um plano de aula de um Professor de Educação Física, comparando-o com a BNCC e o Currículo Paulista. Já para a análise destes dados, foi utilizado o método de análise do conteúdo de Bardin, dividido em três fases: A pré-análise; Exploração do Material e tratamento dos resultados – (a inferência e a interpretação. Após essa análise, foi constatado por meio das considerações retiradas do objeto de estudo. Com o estudo, podemos perceber a importância do ensino da Capoeira em contexto escolar, e que se deve haver mais estudos em torno do tema. Com base no objetivo da pesquisa, foi notado que o ensino da Capoeira em sala, segue em consonância com as diretrizes nacionais e estaduais, no entanto, por ser uma aula introdutória, houve ausência da parte de experimentação que há constatado nas diretrizes. Entretanto, houve o ensino da Capoeira em contexto escolar, sendo ensinado o seu contexto histórico e sua importância social.

Descrição

Palavras-chave

Physical education, Teaching, Capoeira, Educação física, Ensino, Professores

Como citar