O canibalismo contemporâneo em Jantar Secreto e no jornalismo: movimentos na palavra e na sociedade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-03-25

Autores

Souza, João Vitor de Paula

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Partindo de um olhar para o “canibalismo” enquanto tema pouco investigado e considerado um tabu em diversas esferas (linguística, social, jurídica, etc.), este trabalho busca analisar uma literatura policialesca contemporânea de gênero e autor não canônicos, mas que lançam uma visão crítica acerca da sociedade vigente, e, ainda, do gênero jornalístico na web, tão presente na sociedade atual. Dessa forma, nos debruçamos sobre a palavra “canibalismo”, observando movimentos que se desdobram tanto na palavra, como na sociedade, por meio de investigação no âmbito ficcional, no romance Jantar Secreto (2016), de Raphael Montes, como no não ficcional (textos retirados da versão on-line da “Folha de S.Paulo”). Assim, objetivamos avaliar o que os usos contextualizados de tal palavra revelam sobre a divisão e o embate de sentidos presentes na sociedade, o que ilustra palavra e sociedade como propícias à diferença e à contradição. Os resultados apontam para a construção de efeitos de sentido diversos acerca do canibalismo no decorrer do corpus, associados a diferentes representações (HALL, 2016). Nessa perspectiva, o canibalismo entendido como reflexo de loucura, como crime, como ato imoral, e ainda discussões acerca da desumanização das vítimas e críticas ao sistema capitalista e/ou ao comunismo, foram alguns dos sentidos encontrados, o que anuncia à sociedade, por meio da reflexão lexical, aquilo de si que não é nobre, e, em muitos casos, comprova a alteridade típica do “ser canibal”. Isso ilustra certos conflitos e divisões presentes na sociedade. Desse modo, com uma metodologia de análise qualitativa, buscamos, por meio da leitura de textos que problematizam a temática em diversas perspectivas, entender quais relações são estabelecidas entre o léxico mobilizado no corpus investigado, e como tais relações se configuram em representações, ou seja, como o léxico, contextualizado nos discursos, evidencia efeitos de sentido que são (re)produzidos socialmente.
Considering that there is little published data on “cannibalism” and that the topic is evaluated as a taboo in many spheres (linguistic, social, legal, etc.), this research attempts to analyze contemporary crime fiction literature of noncanonical genre and author, which have a critical perspective about the current society, and, also, the journalistic genre on the web, so present on contemporaneous society. Therefore, this work looks over the word “canibalismo”, observing movements that result not only in the word itself, but also in society, through the investigation of the fictional scope, the novel Jantar Secreto (2016), written by Raphael Montes, and of the nonfictional (texts taken from the online version of the Brazilian newspaper “Folha de S.Paulo”). Thus, the aim was to assess what the contextualized uses of that word can reveal about the meaning division and dispute that are present in society, which illustrate both the word and society as propitious to difference and contradiction. Results show the construction of diverse effects of meaning regarding cannibalism throughout the corpus, associated with different representations (HALL, 2016). In this perspective, cannibalism, understood as a reflex of craziness, as a crime, as an immoral act, and also discussions regarding the dehumanization of the victims and critics of the capitalist system and/or communism were some of the present meanings, which announce to the society, through lexical reflection, what of society is not noble, and, in many cases, proves the typical alterity from the “cannibal being”. That illustrates certain conflicts and divisions present in society. Therefore, the analysis methodology is qualitative, seeking, through the reading of texts which problematize the theme from many perspectives, to understand which relations are established between the lexicon used in the investigated corpus. And also, how these relations are configured as representations, that is, how the lexicon, contextualized on discourse, demonstrates effects of meaning which are socially (re)produced.

Descrição

Palavras-chave

Léxico, Representação, Canibalismo, Literatura brasileira contemporânea, Mídia, Lexicon, Representation, Cannibalism, Contemporary brazilian literature, Media

Como citar