Educação financeira no Ensino Médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-03-03

Autores

Souza, Fernanda Galhani de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This research developed for the Course Completion Work aimed to understand how the contents of Financial Education in High School of a school located in the city of Bauru, in the state of São Paulo, are approached. For this, a qualitative research was carried out, using a questionnaire and interview as methodological procedures for data production. These data were produced with the help of Google questionnaires that were sent virtually to mathematics teachers, in order to understand, through these reports, how the contents of Financial Education are worked in high school and whether these contents are transmitted only in theoretical form or if a relationship is made with the daily life of the student. From the data produced, it was possible to understand that most teachers have the adequate training to work financial education in high school and that they understand the importance of this theme being contextualized in the daily lives of students.
Essa pesquisa desenvolvida para o Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo analisar como são abordados os conteúdos de Educação Financeira no Ensino Médio de uma escola localizada na cidade de Bauru, interior do estado de São Paulo e também se os professores de matemática do Ensino Médio dessa escola têm a formação adequada para trabalhar os conteúdos de Educação Financeira. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando questionário e entrevista como procedimentos metodológicos de produção de dados. Esses dados foram produzidos com o auxílio dos questionários do Google que foram enviados de forma virtual para professores de Matemática, com a finalidade de investigar, por meio desses relatos, como os conteúdos de Educação Financeira são trabalhados no Ensino Médio e se esses conteúdos são apresentados apenas na forma teórica ou se é feita uma relação com outros contextos. A partir dos dados produzidos, foi possível compreender que os professores, em sua maioria, têm a formação adequada para trabalhar a Educação Financeira no Ensino Médio e que eles entendem a importância dessa temática ser contextualizada no cotidiano dos estudantes.

Descrição

Palavras-chave

Mathematics, Teacher training, Matemática financeira, Professores - Formação, Ensino

Como citar