Tapa C.O.R: desenvolvimento de um jogo de mesa para auxiliar na reabilitação cognitiva de idosos com a doença de Alzheimer

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Data

2022-03-18

Autores

Wayhs, Bárbara Drews

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Sabe-se que dados demográficos apontam para um grande crescimento da população idosa no Brasil e no mundo e consequentemente um aumento no número de pessoas atingidas pela doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência. Nesse contexto, este trabalho apresenta o caminho percorrido para a criação e produção de um jogo de tabuleiro cuja finalidade é auxiliar no processo de reabilitação cognitiva em idosos com a doença de Alzheimer. Por meio de uma linha metodológica o projeto foi organizado em etapas principais: descoberta, definição, desenvolvimento, prototipação e entrega. O trabalho contempla pesquisas relacionadas à doença de Alzheimer e seus aspectos envolvidos, o processo de criação de um produto com suas técnicas e ferramentas e apresenta como resultado a obtenção do protótipo físico do jogo e uma resposta de um modo geral positiva ao realizar teste com um usuário. Tudo isso agrega um conhecimento geral e conscientização aos leitores sobre a importância de se projetar e trazer qualidade de vida para a população idosa, assim também como o impacto e relevância que o design pode ter sobre a vida das pessoas, para além da questão estética.
Demographic data indicates a large growth of the elderly population in Brazil and in the world, and consequently there is an increase in the number of people affected by Alzheimer's disease, the most common form of dementia. In this context, this work presents the path taken for the creation and production of a board game whose purpose is to assist in the process of cognitive rehabilitation in elderly people with Alzheimer's disease. Through a methodological line, the project was organized into main stages: discovery, definition, development, prototyping and delivery. The work includes research related to Alzheimer's disease as well as its involved aspects; the process of creating a product highlighting the techniques and tools; and presents as a result the achievement of the physical prototype of the game and a generally positive response when performing a test with a user. All these aspects add general knowledge and awareness to readers about the importance of designing and bringing quality of life to the elderly population, as well as the impact and relevance that design can have on people's lives, beyond the aesthetic issue.

Descrição

Palavras-chave

Alzheimer, Doença de, Jogos de tabuleiro, Reabilitação, Design, Alzheimer's disease, Board game, Cognitive rehabilitation

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