Prevenção da violência sexual infantil: desenvolvimento e estudo de viabilidade de um questionário gamificado

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-02-18

Autores

Carneiro, Rita de Kássia Cândido

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente estudo trata de uma pesquisa qualitativa, cujo intuito foi a elaboração e o Estudo de Viabilidade de um questionário gamificado (quiz) para trabalhar a Prevenção da Violência Sexual Infantil com crianças entre 9 e 10 anos, alfabetizadas. Para tanto, foi realizada inicialmente uma pesquisa de cunho bibliográfico acerca do conceito de Infância em cada período Histórico, que possibilitou saber como a criança é concebida nos dias atuais, a partir das mudanças de pensamentos estabelecidas social e culturamente. A busca pelo conceito de infância e direitos é respaldada no conteúdo legislativo, que também é apresentado nessa pesquisa, partindo de uma análise da política de discriminação e exclusão, adentrando um universo de discussões sobre cidadania e concretização dos direitos individuais; assim, a infância passa a ser vista como um período da vida humana que merece proteção. Neste sentido, o estudo discute as duas instâncias que legalmente deveriam salvaguardar os direitos da criança, que são a família e a escola. Dentro disso, apresenta a realidade dessas instituições no contexto atual, expondo as dificuldades que tais instâncias apresentam no que tange às ações protetivas, visto que muitas vezes representam também o universo de esteio das violências. Em se tratando da Violência Sexual Infantil é preciso debater tal assunto nas instâncias de convívio das crianças, entre estas, na escola, instância social que necessita auxiliar as crianças a terem ciência deste fenômeno. Para isto, existem materiais que podem auxiliar as escolas, tais como: cartilhas, vídeos com animações e campanhas de prevenção à esta violência, os quais são disponibilizados gratuitamente na Internet. No caso específico dessa pesquisa, defendemos a implantação de jogos e gamificação no trabalho preventivo. Nessa perspectiva foi construído o jogo “Joy e Mia”, um questionário gamificado que visa orientar as crianças sobre procedimentos a serem tomados em situações de perigo. Assim, o jogo foi construído a partir da colaboração de um grupo de adultos, formado por uma mãe, juntamente com a equipe escolar de uma instituição, localizada no Interior do Estado de São Paulo e contou com a participação de estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental para a escolha dos nomes e caracterizações dos personagens, além de experimentação e avaliação do material. Para a construção do jogo, foi possível contar com a participação de membros do grupo de pesquisa em jogos da USP-São Carlos. À vista disso, esta pesquisa teve aprofundamento dos dados obtidos do grupo focal, por meio da Análise de Discurso francesa, sendo que a orientação do material foi estudada a partir da Teoria das Habilidades Sociais. Como resultado, percebemos que o questionário gamificado possibilitou o envolvimento das crianças com o tema da Prevenção da Violência Sexual Infantil, o que corrobora com a hipótese inicial, a de que um instrumento construído a partir de recursos tecnológicos pode contribuir para a construção de habilidades autoprotetivas.
The present study is a qualitative research, whose purpose was the elaboration and Feasibility Study of a gamified questionnaire (quiz) to work on the Prevention of Child Sexual Violence with children between 9 and 10 years old, literate. For this purpose, a bibliographic research bulletin was carried out on the concept of the concept of Childhood in each historical period, which made it possible to know how a child is conceived nowadays, from the changes in socially and culturally established thoughts. The search for the concept of childhood and rights is supported by the legislative content, which is also presented in this research, starting from an analysis of the policy of discrimination and exclusion, entering a universe of responsibility for citizenship and the realization of individual rights; thus, childhood is seen as a period of human life to be protected. In this sense, the study discusses the two pieces of information that are legally studied to safeguard the rights of the child, which are the family and the school. Within that, it presents the reality of these institutions in the current context, exposing the difficulties that such instances present with regard to protective actions, as they often also represent the universe of the mainstay of violence. When it comes to Child Sexual Violence, it is necessary to debate this issue in the context of children's interactions, including those at school, a social instance that needs to help children become aware of this phenomenon. There are materials that can help schools in this regard, such as: booklets, videos with animations and campaigns to prevent this violence, which are freely available on the Internet. In the specific case of this research, we defend the implementation of games and gamification in preventive work. From this perspective, the game “Joy e Mia” was built, a gamified questionnaire that aims to guide children on procedures to be taken in dangerous situations. Thus, the game was built from the collaboration of a group of adults, formed by a mother, together with the school team of an institution located in the interior of the State of São Paulo, with the participation of students from the fourth year of Elementary School for choosing the names and characterizations of the characters, as well as experimenting and evaluating the material. For the construction of the game, it was possible to count on the participation of members of the research group on games at USP-São Carlos. In view of this, did this research deepen the data obtained? Of the focus group, through the French Discourse Analysis, and the orientation of the material was studied from the Social Skills Theory. As a result, we realized that the gamified questionnaire enabled the involvement of children with the theme of Prevention of Child Sexual Violence, which corroborates the initial hypothesis, that an instrument built from technological resources can contribute to the construction of self-protective skills

Descrição

Palavras-chave

Direitos Humanos, Crianças maus-tratos, Assistência a menores, Games, Human rights, Child abuse, Assistance to Minors

Como citar