A Lesson Study como contexto formativo para o programa de residência pedagógica em um curso de licenciatura em Matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-02-21

Autores

Fonçatti, Maria Cecília

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa, vinculada à linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, tem como objetivo geral investigar as implicações do uso da Lesson Study como contexto formativo para a promoção do desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores, bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (RP) do curso de Licenciatura em Matemática da FCT/UNESP. Optou-se por uma abordagem qualitativa, com caráter analítico-descritivo e delineamento metodológico do tipo pesquisa-ação. Foi planejada e desenvolvida uma intervenção com o dezesseis licenciandos participantes do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Matemática da FCT/UNESP, pautada na Lesson Study, no segundo semestre de 2019. Estes foram divididos em dois grupos e cada um vivenciou as fases da Lesson Study: escolha do conteúdo; preparação da aula; realização da aula por um dos participantes, sendo esta observada por alguns deles e filmada; reflexão e discussão sobre a aula; e reelaboração da mesma, caso necessário. Isso ocorreu tanto no espaço da universidade quanto em uma escola estadual de Presidente Prudente/SP. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: áudio e vídeo gravação; observação participante; diário de campo e narrativa. Posteriormente, foi realizada também uma entrevista com os professores preceptores de cada grupo e a professora coordenadora do programa. Para a interpretação dos dados utilizou-se a análise de conteúdo, tendo sido feita também uma triangulação para que se pudesse confrontá-los. A partir disso, foi possível analisar as implicações do uso da Lesson Study como contexto formativo para o Programa de Residência Pedagógica e analisar o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores de Matemática, participantes do Programa de Residência Pedagógica, a partir da vivência da Lesson Study. Como um dos principais resultados da pesquisa, observou-se fortes indícios de que, de fato, houve o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo pelos residentes, tendo este sido possibilitado pelo uso da Lesson Study, e que eles passaram a compreender a importância deste para a sua prática docente. Quanto às demais aprendizagens por eles adquiridas, percebeu-se que passaram a se preocupar com o processo de raciocínio dos alunos; se empenharam em selecionar tarefas que trouxessem o aluno para o centro do ensino; entenderam a necessidade de o professor se aprimorar constantemente; e, com a colaboração e a reflexão, puderam aumentar sua segurança em dar aula. Sobre a experiência vivenciada, consideraram como pontos positivos para sua formação a oportunidade de trilharem todo o caminho da aula, desde o estudo do tema, passando pela preparação do plano, até sua aplicação; a aproximação com a escola, apesar de ainda considerarem o momento de estágio como uma experiência prática que se contrapõe às disciplinas consideradas teóricas; a aproximação com professores experientes; a filmagem da aula e a posterior discussão e reflexão sobre ela, bem como a troca de experiências nestes momentos. Percebeu-se, ainda, uma contribuição para evitar o choque de realidade que ocorre quando o professor iniciante chega à escola. Por fim, com essa pesquisa, pode-se concluir que a Lesson Study, quando utilizada como contexto formativo para o Programa de Residência Pedagógica, pode contribuir com a formação inicial docente, levando ao desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo.
This research is linked to the research line “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” of the Programa de Pós-Graduação em Educação at FCT/UNESP and its purpose was to investigate the implications of the use of Lesson Study as a formative context to promote the development of the pedagogical knowledge of the content for future teachers, scholarship holders of the Programa de Residência Pedagógica (RP) of the Mathematics course at FCT/UNESP. It is a qualitative research with an analytical-descriptive character and a research-action methodological design. An intervention based on Lesson Study was planned and carried out with sixteen RP residents in the second half of 2019. These residents were divided into two groups and each experienced the Lesson Study phases: choice of content; class preparation; realization of the class by one of the participants, which was observed by some of them and filmed; reflection and discussion about the class; and re-elaboration, if necessary. This occurred in the university and in a state school in Presidente Prudente/SP. The instruments used for data collection were: audio and video recording; participant observation; field diary and narrative. An interview was also carried out with the preceptor teachers of each group and the coordinator teacher of the program. Content analysis was used to interpret the data, and triangulation was also carried out so that they could be compared. By doing this, it was possible to analyze the implications of the use of Lesson Study as a context for the Programa de Residência Pedagógica and analyze the development of pedagogical content knowledge of future Mathematics teachers, RP residents, provided by the Lesson Study experience. As one of the main results of the research, there was strong evidence that there was indeed a development of pedagogical content knowledge by the residents, which was made possible by the use of Lesson Study, and that they came to understand its importance for their teaching practice. As for the other learning acquired by them, it was noticed that they started to worry about the students' reasoning process; they tried to select tasks that brought the student to the center of learning; they understood the need for the teacher to constantly improve; and, with collaboration and reflection, they were able to increase their confidence in teaching. Regarding the experience, they considered as positive points for their training the opportunity to walk the entire way of the class, from the study of the theme, through the preparation of the plan, to its application; the approximation with the school, although they still consider the internship moment as a practical experience that is opposed to the disciplines considered theoretical; approximation with experienced teachers; the filming of the class and the subsequent discussion and reflection on it, as well as the exchange of experiences in these moments. It was also noticed a contribution to avoid the reality shock that occurs when the beginning teacher arrives at school. Finally, with this research, it can be concluded that the Lesson Study, when used as a training context for the Programa de Residência Pedagógica, can contribute to the initial teacher training, leading to the development of pedagogical content knowledge.
La presente investigación, vinculada a la línea de investigación “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” del Programa de Pós-Graduação em Educação de la FCT/UNESP, tiene como objetivo general investigar las implicaciones del uso del Lesson Study como contexto formativo para la promoción del desarrollo del conocimiento pedagógico del contenido de los futuros profesores, becarios del Programa de Residencia Pedagógica (RP) de la carrera de Licenciatura en Matemáticas de la FCT/UNESP. Se optó por un enfoque cualitativo, de carácter analítico-descriptivo y con un diseño metodológico de investigación-acción. Se planeo y se realizó una intervención con base en el Lesson Study con los dieciséis residentes de RP en el segundo semestre de 2019. Estos fueran divididos en dos grupos y cada uno experimentó las fases del Lesson Study: elección del contenido; preparación de clases; realización de la clase por parte de uno de los participantes, la cual fue observada por algunos de ellos y filmada; reflexión y discusión sobre la clase; y reelaboración, si es necesario. Esto ocurrió tanto en la universidad como en una escuela pública en Presidente Prudente/SP. Los instrumentos utilizados para la recolección de datos fueron: grabación de audio y video; observación participante; diario de campo y narrativa. Posteriormente, también se realizó una entrevista con los docentes preceptores de cada grupo y con la docente coordinadora del programa. Para la interpretación de los datos se utilizó el análisis de contenido y también se realizó la triangulación para poder compararlos. A partir de eso, fue posible analizar las implicaciones del uso del Lesson Study como contexto de formación para el Programa de Residencia Pedagógica y analizar el desarrollo del conocimiento del contenido pedagógico de los futuros profesores de Matemática, participantes del Programa de Residencia Pedagógica, a partir de la experiencia del Lesson Study. Como uno de los principales resultados de la investigación, se observó una fuerte evidencia de que, de hecho, hubo un desarrollo del conocimiento del contenido pedagógico por parte de los residentes, que fue posible gracias al uso del Lesson Study, y que comprendieron su importancia para su práctica docente. En cuanto a los demás aprendizajes adquiridos por ellos, se percibió que comenzaron a preocuparse del proceso de razonamiento de los estudiantes; se esforzaron por seleccionar tareas que llevarían al estudiante al centro de la enseñanza; entendieron la necesidad del maestro de mejorar constantemente; y, con colaboración y reflexión, pudieron aumentar su confianza en enseñar. En cuanto a la experiencia vivenciada, consideraron como puntos positivos para su formación la oportunidad de recorrer todo el camino de la clase, desde el estudio del tema, pasando por la elaboración del plan, hasta su aplicación; la aproximación con la escuela, aunque todavía consideran el momento del internado como una experiencia práctica que se opone a las disciplinas consideradas teóricas; acercamiento con profesores experimentados; la filmación de la clase y la posterior discusión y reflexión sobre la misma, así como el intercambio de experiencias en estos momentos. También se percibió una contribución para evitar el choque de realidad que ocurre cuando el maestro principiante llega a la escuela. Finalmente, con esta investigación, se puede concluir que el Lesson Study, cuando se utiliza como contexto de formación para el Programa de Residencia Pedagógica, puede contribuir a la formación inicial de los profesores, lo que lleva al desarrollo del conocimiento del contenido pedagógico.

Descrição

Palavras-chave

Lesson Study, Formação inicial docente, Residência pedagógica, Ensino de matemática, Conhecimento pedagógico do conteúdo, Initial teacher training, Math teaching, Pedagogical content knowledge, Formación inicial del profesorado, Residencia pedagógica, Enseñanza de las matemáticas, Conocimiento del contenido pedagógico

Como citar