Narrativa dos jogos na TV: bíblia de série e roteiro piloto da animação “Chinho Gato”

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-03-22

Autores

Bonatelli, Leticia Forti

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho relata o processo de produção da bíblia de venda e do roteiro piloto da animação autoral “Chinho Gato”. Utilizamos a metodologia de pesquisa aplicada e dividimos o projeto em três etapas dentro da pré-produção: elaboração, execução, finalização e revisões. O trabalho traz a lógica dos jogos para a televisão de acordo com os estudos da narrativa complexa e da narrativa para jogos de Jason Mittell, Jan Simons, Warren Buckland e Ernest Adams. O relatório apresenta a bíblia de venda, beat sheet e o roteiro piloto com a descrição das etapas de criação, referências estéticas, escolha dos itens para a bíblia e desenvolvimento. Vislumbramos a possibilidade de criação de um produto original elaborado a partir da integração das teorias do roteiro de seriado e de videogames.
The present work reports the production process of the series bible and the pilot script of the authorial animation “Chinho Gato”. We used applied research methodology and divided the project into three stages within pre-production: elaboration, execution, finalization and revisions. The work brings the logic of games to television according to studies of complex narrative and games narrative by Jason Mittell, Jan Simons, Warren Buckland and Ernest Adams. The report presents the series bible, beat sheet and the pilot script with the description of the creation process, aesthetic references, choice of items for the bible and development. We envision the possibility of creating an original product elaborated from the integration of screenplay theory from TV shows and videogames.

Descrição

Palavras-chave

Narrativa, Roteiros de televisão, Jogos eletrônicos, Games, Screenplay

Como citar