A influência do "Movimento Pela Base" na consolidação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): uma proposta de abordagem híbrida entre a análise de conteúdo e a análise de discurso

Imagem de Miniatura

Data

2022-03-11

Autores

Francisco, Alessandro de Souza

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esse trabalho pretende analisar, a partir do discurso de instituições privadas ditas especializadas em educação, que através de seus posicionamentos enquanto ação social acarretam a construção de entendimentos, noções e posições produzidas e reproduzidas pela sociedade para a aprovação da Base Nacional Comum Curricular, que tem em sua construção a influência direta dos interesses neoliberais. Procuramos levantar o discurso da organização “Movimento pela Base”, que atuou assiduamente no ano de 2017 no âmbito social e político e construiu narrativas no decorrer dos trâmites da aprovação desse documento. Esses discursos, que atualmente assumiu uma nova orientação depois da aprovação da BNCC, têm inúmeras contraposições, principalmente de origem sindical e de movimentos sociais mais tradicionais do Brasil, e que teriam denunciado o caráter reformatório, gerencialista e empresarial dessa reestruturação. Ao longo do processo, destacamos brevemente a história do neoliberalismo que numa escala maior se torna o pano de fundo dessas ações, o processo de adequação do Brasil a essa doutrina e o interesse neoliberal na educação tendo como ponto de partida a “crise da escola” e os desdobramentos desse atrativo elegendo como objeto de estudo a construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a atuação do movimento “Todos Pela Base” nesse processo. Desse modo, a compreensão dos discursos provenientes dessa instituição e consequentemente do impacto que ela está tendo enquanto política pública e da maneira como ele chega à população podemos detectar a presença do interesse neoliberal nessa esfera. Essa investigação é fundamentada nas disciplinas da Análise de Conteúdo e da Análise de Discurso alem do levantamento bibliográfico.
This work intends to analyze, from the discourse of so-called specialized institutions in education, which through their positions as a social action lead to the construction of understandings, notions and positions produced and reproduced by society for the approval of the National Curricular Common Base, which has in mind its construction the direct influence of neoliberal interests. We seek to raise the discourse of the organization “Movimento pela Base”, which worked assiduously in 2017 in the social and political sphere and built narratives during the approval process of this document. These discourses, which currently took on a new orientation after the approval of the BNCC, have numerous oppositions, mainly of union origin and more traditional social movements in Brazil, and which would have denounced the reformatory, managerial and business character of this restructuring. Throughout the process, we briefly highlight the history of neoliberalism that, on a larger scale, becomes the backdrop for these actions, the process of adapting Brazil to this doctrine and the neoliberal interest in education having the “school crisis” as its starting point. and the consequences of this attraction, choosing as object of study the construction of the National Common Curricular Base (BNCC) and the role of the “Todos Pela Base” movement in this process. In this way, understanding the discourses coming from this institution and, consequently, the impact it is having as a public policy and the way in which it reaches the population, we can detect the presence of neoliberal interest in this sphere. This investigation is based on the disciplines of Content Analysis and Discourse Analysis in the

Descrição

Palavras-chave

Educação, Neoliberalismo, Movimento Pela Base, BNCC, Education, Neoliberalism, Movement By Base

Como citar