Estudo da competitividade em e-sports e a aplicação da psicologia do esporte

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Data

2019

Autores

Villa, Diego

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A competitividade no mundo dos jogos eletrônicos foi e é um elemento em ascensão, com isso a esportivização dos e-sports gerou um mercado lucrativo em contínua expansão, mudando a maneira de se fazer os jogos, com o incremento de jogadores e competitividade entre eles. Por ser algo em recente ascensão, há a necessidade de estudos que apliquem a psicologia do esporte nesse novo ambiente. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa consiste em analisar a competitividade e os aspectos psicológicos no cenário dos esportes eletrônicos. Assim sendo, foi utilizado 5 artigos que foram publicados no período 2014 a 2019, sendo 3 pesquisas sobre fatores ligados a competitividade e 2 ligados aos aspectos psicológicos. Através da metodologia de revisão a bibliográfica pretende-se estudar como a psicologia do esporte pode e deve ser aplica nesse meio competitivo. A partir das pesquisas se identificou que fatores como público, institucionalização e mídia podem aumentar a competitividade no cenário de e-sports. Entretanto com a profissionalização de jogadores, surgem muitas pressões e estresse no ambiente de treinamento dos pro-players, dando espaço para atuação da psicologia do esporte atuar com esse público, tornando o ambiente menos nocivos a suade desse ciberatletas. A partir das pesquisas sobre os aspectos psicológicos no mundo dos jogos eletrônicos, foi possível entender que um provável desgaste mental se dá a personalidade do pro-player e como ele lida com o ambiente.
The competitiveness in the electronic game world is a rising element. Because of that, the sporstsmanship of e-sports create a lucrative market in an on going expansion, changing the way of making games, with the increase of players and competitiveness between them. Because of this recently rising, there is a need of studies that apply the sports psychology in this new environment. In this way, the objective of this research consist in analyze the competitiveness and the psychological aspects in the electronics games scenario. Therefore, was used five papers published in the period of 2014 to 2019, being 3 of then about factors connected with the competitiveness and 2 about psychological aspects. Through the methodology of bibliographical research, were aimed to study how the sports psychology can and should be applied in this competitive environment. From the researches, was identified that factors as public, institutionalization and the media can increase the competitiveness in games scenario. Meantime with the professionalization of players, pressures and stress emerge in the training environment of pro-players, giving space to the sports psychology to act with this public, turning the environment less harmful to the health of this cyber athletics. From the research about the psychological aspects in the electronic games world, it was possible to understand that a probably mind distress happens because of the pro-player personality and how the player deals with the environment.

Descrição

Palavras-chave

Psicologia do esporte, Competitividade e-sports, E-sports, Competitividade, S-sports, Competitiveness, Sport psychology

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