Comunicação organizacional e moda sustentável: uma análise do papel mobilizador da Semana Fashion Revolution 2021

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-03-22

Autores

Souza, Bianca Santos de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Em um mundo globalizado e dominado por modelos de negócio neoliberais, as empresas tendem a atuar de forma insustentável ambientalmente e irresponsável socialmente. Uma das indústrias com atitudes mais danosas nesse cenário é a da moda e vestuário, responsável por explorar recursos naturais de forma inconsequente e colecionar escândalos trabalhistas ao redor do mundo, principalmente, em países em desenvolvimento. Nessa perspectiva, surgem organizações que se propõem a mobilizar trabalhadores, consumidores e marcas para que reflitam acerca dos danos no setor e saibam como se engajar para uma mudança de realidade. Sabendo que organizações são interlocutores sociais em constante interação com o meio por intermédio da comunicação, faz-se pertinente entender qual o papel da comunicação organizacional no que tange à mobilização social para a causa da moda sustentável. Portanto, o presente trabalho buscou compreender o caráter mobilizador da comunicação do Instituto Fashion Revolution Brasil com relação a um público específico - marcas de artigos de moda. Como metodologia, foram seguidos dois percursos: pesquisa bibliográfica, para embasar as reflexões; e uma pesquisa exploratória, por meio da análise de conteúdo de uma apresentação de slides do instituto direcionada para marcas, sobre a Semana Fashion Revolution 2021. Após a análise, foi possível aferir que o objeto analisado apresenta caráter mobilizador com relação às marcas, embora possua algumas lacunas nas estratégias utilizadas e saibamos que há outras variáveis a interferirem no processo comunicativo de mobilização em contexto organizacional.
En un mundo globalizado dominado por modelos de negocios neoliberales, las empresas tienden a actuar de manera ambientalmente insostenible y socialmente irresponsable. Una de las industrias con actitudes más dañinas en este escenario es la de la moda y la confección, responsable de explotar imprudentemente los recursos naturales y acumular escándalos laborales en todo el mundo, especialmente en los países en desarrollo. En esta perspectiva, hay organizaciones que proponen movilizar a trabajadores, consumidores y marcas sobre los daños en el sector y cómo acometer un cambio de realidad. Sabiendo que las organizaciones son interlocutores sociales en constante interacción con el entorno a través de la comunicación, es pertinente comprender el papel de esta comunicación organizacional en términos de movilización social por la causa de la moda sostenible. Como metodología se siguieron dos caminos: la investigación bibliográfica, para sustentar las reflexiones; y una investigación exploratoria, a través del análisis de contenido de una presentación de slides del instituto dirigida a las marcas, sobre la Semana Fashion Revolution 2021. Luego del análisis, fue posible verificar que el objeto analizado tiene un carácter movilizador en relación a las marcas, aunque tiene algunos desfases en las estrategias utilizadas y sabemos que existen otras variables que interfieren en el proceso comunicativo de movilización en un contexto organizacional.
In a globalized world dominated by neoliberal business models, companies tend to act in an environmentally unsustainable and socially irresponsible way. One of the industries with the most harmful attitudes in this scenario is fashion and clothing, responsible for recklessly exploiting natural resources and collecting labor scandals around the world, especially in developing countries. In this perspective, there are organizations that propose to mobilize workers, consumers and brands about the damage in the sector and how to engage in a change of reality. Knowing that organizations are social interlocutors in constant interaction with the environment through communication, it is relevant to understand the role of this organizational communication in terms of social mobilization for the cause of sustainable fashion. As methodology choice, two paths were followed: bibliographic research, to support the reflections to be brought; and an exploratory research, through the content analysis of a slide show of the institute directed to brands, about the Fashion Revolution Week 2021. After the analysis, it was possible to verify that the analyzed object has a mobilizing approach when it comes to brands, although it has some gaps in the strategies used and we know that there are other variables that interfere in the communicative process of mobilization in an organizational context.

Descrição

Palavras-chave

Comunicação empresarial, Moda, Sustentabilidade, Comunicação para mobilização, Moda sustentável, Papel público da comunicação, Organizational communication, Communication for social mobilization, Slow fashion, Communication, Fashion, Sustainability, Public role of communication, Fashion Revolution

Como citar