Transtornos de imagem corporal: perspectivas a partir da educação física

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Data

2019

Autores

Tavares, Lara Macedo Fernandes

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A Educação Física é uma área de conhecimento composta pelo estudo de várias vertentes e busca o entendimento do funcionamento do corpo e mente integrados, sendo geralmente associada a promoção de saúde física e mental. Contudo, sabemos que existem diversos pontos de associações negativas entre corpo e atividade física, que podem resultar em transtornos de imagem e/ou transtornos alimentares, os quais, mesmo que fora de foco, estão muito presentes no dia-a-dia dos profissionais da Educação Física e podem causar prejuízos psicológicos e biológicos para o indivíduo, além do aumento na taxa de morbidade e mortalidade. O profissional da Educação Física é alguém capaz de atuar positivamente na detecção e prevenção desses transtornos, forjando uma relação essencial entre indivíduo, saúde mental e física. Assim, o presente estudo estabeleceu como objetivo compreender a relação do profissional da educação física na prevenção e detecção de transtornos de imagem e transtornos alimentares. Para isso, foi estabelecido como metodologia a revisão bibliográfica, com intuito de obter maior conhecimento da temática aqui abordada. Foram descritas as principais características dos transtornos de imagem e seus desdobramentos, como os transtornos alimentares. Estabeleceu-se uma relação entre tais transtornos e o papel do profissional de Educação Física na prevenção e tratamento dos mesmos. Por fim, foram identificados e descritos alguns dos possíveis tratamentos disponíveis para estes transtornos.
Physical Education is a knowledge field composed by the study of several aspects and seeks to understand the functioning of the body and mind integrated, being generally associated with the promotion of physical and mental health. However, we know that there are several negative points associated with body and physical activity and they can result in image disorders and eating disorders. Those are often present in the daily life of Physical Education professionals and can cause psychological and biological damages to the individual, besides the increase in the rate of morbidity and mortality. The Physical Education professional is someone capable of acting positively in the detection and prevention of these disorders, forging an essential relationship between individual, mental and physical health. Thus, the present study aimed to understand the relationship of the physical education professional in the prevention and detection of eating disorders and image disorders. Therefore, it was establish as methodology the bibliographic revision because it aims to obtain a better knowledge of the subject matter. The main characteristics of imaging disorders and their consequences, such as eating disorders, were described. A relationship was established between such disorders and the role of the Physical Education professional in their prevention and treatment. Finally, some of the possible treatments available for these disorders were identified and described.

Descrição

Palavras-chave

Educação física, Atividade física, Transtorno dismórfico corporal, Transtornos de imagem, Transtornos alimentares, Saúde mental, Physical education, Image disorders, Eating disorders, Mental health

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