Material didático: dança de salão no ensino fundamental

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Data

2019

Autores

Santos, Larissa Vieira dos

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A dança de salão existe desde o século XIX. Possui como característica o ritmo estruturado por meio de coreografias e/ou passos sistematizados. Sendo conhecida no universo da dança, foi praticada inicialmente em salões apenas pela nobreza e somente no século XXI abrange todas as classes econômicas. Além disso, ela engloba diversos ritmos e estilos que são utilizados para fortalecer a socialização e motivação dos praticantes. A dança de salão é mencionada pela Base Nacional Comum Curricular, sendo abordada na Educação Física, porém pouco se sabe como inserir esse objeto de conhecimento e o que abordar nas aulas. Pesquisas feitas com docentes alegam que os professores não se sentem aptos para ensinar essa temática nas aulas, pelo fato de não terem a dança de salão em sua formação ou por pré-conceitos. Apesar de seus diversos temas e estilos existentes, a dança de salão não é desenvolvida na educação física escolar e consequentemente são encontrados poucos materiais didáticos que amparem os professores. Atualmente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que organiza os currículos nacionais, propôs a dança de salão para o quarto ciclo do ensino básico (oitavo e nono ano). A proposta deste estudo é desenvolver um material didático para dança de salão a partir da BNCC, expandindo possibilidades nas aulas de Educação Física escolar através de propostas para aulas baseadas em quatro estilos de dança: samba, valsa, touch dance e rumba. O material didático elaborado para o ensino fundamental (anos finais) será disponibilizado para os docentes em um site educacional, para que possam utilizar os conteúdos nas aulas de dança de salão na Educação Física escolar, além disso, o material didático utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramentas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem. Para esse estudo será utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, dividida em três etapas: Etapa 1: analisar o conteúdo dança de salão proposto pela BNCC nos anos finais do quarto ciclo do Ensino Fundamental, 8º e 9º anos; Etapa 2: elaborar planos de aula para o conteúdo dança de salão através de um modelo de plano de aula contendo roda de conversa, vivências e por fim, discussão com os alunos; Etapa 3: produzir um site educacional incluindo planos de aulas e sugestões de materiais didáticos (vídeos, atividades e imagens) elaborados. Os planos de aula foram elaborados a partir das habilidades apresentadas pela BNCC e das dimensões do conhecimento, propondo vivencias, conhecimentos históricos e construção de valores. O site disponibiliza de forma acessível esses conteúdos através de uma plataforma voltada inteiramente à de dança de salão. Conclui-se que o site educacional de danças de salão pode ser uma alternativa para auxiliar os professores de Educação Física a planejar aulas desse conteúdo a partir da BNCC.

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Palavras-chave

Base Nacional Comum Curricular, Dança de salão, Educação física escolar, Site educacional

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