Análise de vídeos do YouTube como ferramenta para o ensino de esportes de rede

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Data

2019

Autores

Souza, Maria Beatriz Carneiro de

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A Educação Física Escolar foi influenciada por várias concepções até chegar ao que se conhece hoje. Uma dessas concepções é o chamado modelo esportivista, o qual possui como foco de ensino a técnica, ou fundamentos dos esportes, sendo considerado uma abordagem tradicional. E a outra é a Pedagogia do Esporte, dando outra ênfase para o ensino dos esportes, focando na dimensão tática. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento nacional para a educação mais precisamente a área da educação física, que define o ensino dos esportes pela lógica interna da modalidade, visando trabalhar justamente o entendimento dos mesmos. Esse trabalho abordará os esportes de rede, que compreendem modalidades conhecidas como o voleibol, tênis, tênis de mesa, badminton, entre outras. Observa-se a existência de uma lacuna entre o documento e a atuação do professor. A falta de conhecimento do mesmo sobre esses assuntos e a falta de políticas públicas que visam oferecer ao professor uma formação continuada dificultam o processo de mudança de ensino e, devido a isso, uma alternativa para solucionar a problemática seria a busca por fontes de consulta para auxiliar no planejamento de aulas visando atingir os objetivos propostos pelo documento. Assim, a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), pode vir a ser uma maneira de facilitar esse processo. A partir da problemática apresentada define-se o objetivo de analisar e elaborar propostas de atividades a partir de alguns vídeos selecionados sobre o ensino dos esportes de rede disponibilizados na internet, mais precisamente na plataforma YouTube. A metodologia, de natureza qualitativa descritiva, foi dividida em duas partes sendo a primeira fazer um levantamento e análise de vídeos referentes aos últimos anos (2010-2018); e a segunda, classificar os vídeos de acordo com o esporte e as abordagens de ensino, depois elaborar propostas de atividades em formato de um plano de aula. O resultado obtido foi um total de 42 vídeos que foram analisados e classificados de acordo com o seu conteúdo em abordagem tradicional e nova abordagem pedagógica, para que depois pudessem ser feitas sugestões de atividades dentro de cada uma das modalidades escolhidas para este trabalho. Ao final, foi possível identificar que a plataforma YouTube pode vir a ser uma ótima opção de ferramenta pedagógica a ponto de auxiliar o professor em seus planejamentos inovando em suas aulas, para que assim possam romper com os paradigmas do ensino tradicional.

Descrição

Palavras-chave

BNCC, TIC, Esporte de rede, Educação física escolar, YouTube

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