Por uma outra educação: a concepção de ser humano e da infância por meio da pedagogia Waldorf e da antroposofia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-03-17

Autores

Ferreira, Jaqueline Rodrigues

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Tendo em vista o paradigma da valorização da racionalidade sobre o ensino escolar convencionalizado, esta dissertação apresenta as principais concepções sobre o desenvolvimento humano por meio da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf, dispondo dos pressupostos basilares do pensamento de Rudolf Steiner, o qual considera o desenvolvimento a partir do corpo, da alma e do espírito. Iniciamos este trabalho a partir de uma análise de conjuntura, identificando neste percurso aspectos históricos que explicitam as origens do pensamento racionalista e seu desenvolvimento, desde o pensamento clássico da escolástica grega, passando pelo século XVI, mediante o pensamento cartesiano e sua influência na constituição da oposição entre sociedade e natureza a partir da Revolução Científica. Ressaltamos o querer, o sentir e pensar como princípios para o desenvolvimento humano na prática docente na Pedagogia Waldorf, com ênfase no querer na Educação Infantil, bem como, o andar, o falar e o pensar como as três atividades principais neste processo de desenvolvimento da criança. Em contraposição ao paradigma racionalista, destacamos as contribuições do romantismo alemão, a partir de Schiller e Goethe sobre o pensamento antroposófico, por meio do conceito de Bildung, na constituição e desenvolvimento do ser humano. Assim como, suas reflexões a partir da fenomenologia, a qual por meio de uma cosmovisão, considera aspectos sensitivos e suprassensíveis na pesquisa científica. Finalizamos este estudo com algumas reflexões sobre as contribuições do brincar a partir dos elementos naturais na Educação Infantil considerando sua relevância na constituição do conhecimento e do desenvolvimento humano neste primeiro período da vida.
Bearing in mind the paradigm of valuing rationality over conventionalized school education. This research aimed to present the main conceptions of human development through Anthroposophy and Waldorf Pedagogy using the basic assumptions of Rudolf Steiner's thoughts who considered development from body, soul and spirit. The current work was started from the analysis of conjuncture to identify the historical aspects that explain the origins of rationalist thoughts and their development from classical thoughts of greek scholasticism in 16th century through cartesian thoughts and their influence on the constitution of opposition between society and nature from Scientific Revolution. We emphasized on desires, feelings and thinkings as principles for human development in teaching practice in Waldorf Pedagogy. The desires in Early Childhood Education emphasized on walking, talking and thinking, which are the three main activities in the process of student child development. In contrast to rationalist paradigm, we highlighted the contributions of german romanticism from Schiller and Goethe on anthroposophical thoughts through the concept of Bildung in constitution and development of human being. As well as his reflections from phenomenology through a cosmovision is considered sensitive and supersensitive aspects in scientific research. Therefore, this study concluded some reflections on the contributions of playing is a natural elements in Early Childhood Education and its relevance on constitution of knowledge and human development in first period of life.

Descrição

Palavras-chave

Racionalidade, Desenvolvimento do ser humano, Pedagogia Waldorf, Educação infantil, Rationality, Human development, Waldorf pedagogy, Early childhood education

Como citar

FERREIRA, Jaqueline Rodrigues. Por uma outra educação: a concepção de ser humano e da infância por meio da pedagogia Waldorf e da antroposofia. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.