Logotipo do repositório
 

Publicação:
A individualidade de meninos negros em Sinto o que sinto – e a incrível história de Asta e Jaser e Foi ele que nomeou a ventania.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Nogueira, Claudete de Souza

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Letras - FCLAR

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O seguinte trabalho de crítica literária aborda a individualidade de garotos negros como protagonistas nos dois livros de literatura infantil, Sinto o que sinto – e a incrível história de Asta e Jaser (2019) por Lázaro Ramos Foi ele que escreveu a ventania (2017) por Rosana Rios. Fundalmente, será utilizado a teoria de análise literária de Nelly Novaes Coelho para literatura infantil, e os estudos de Luiz Fernando França e Luciana Araujo Figueiredo sobre as representações da personagem negra dentro da literatura infantil brasileira, criando um dialogo sobre como a criança racializada participa do texto. Partindo do pressuposto que a literatura infantil é um direito imprescindível para a formação de crianças como leitoras e pensadoras criticas, baseado pelas colocações de Antonio Candido, será feito uma análise critica literária de ambos os livros individualmente, enfatizando as construções dos seus protagonistas, para se chegar à uma análise comparativa levantando questões tanto literárias e artísticas quanto etnicorraciais.

Resumo (inglês)

The following work of literary criticism addresses the individuality of black boys as protagonists in the two books of children's literature, Sinto o que sinto – e a incrível história de Asta e Jaser (2019) by Lázaro Ramos and Foi ele que escreveu a ventania (2017) by Rosana Rios. Essentially, it will be used the Nelly Novaes Coelho's theory of literary analysis for children's literature, and the studies of Luiz Fernando França and Luciana Araujo Figueiredo about the representations of black characters within Brazilian children's literature, creating a dialogue about how the racialized child participates in the text. Starting from the assumption that children's literature is an indispensable right to the formation of children as readers and critical thinkers, based on Antonio Candido's statements, a literary critical analysis will be made of both books individually, emphasizing the constructions of their protagonists, to arrive at a comparative analysis raising both literary, artistic and ethno-racial questions

Descrição

Palavras-chave

Literatura infantojuvenil, Infância, Identidade racial, Crítica, Children’s literature, Childhood, Black characters, Literary analysis

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Unidade
Faculdade de Ciências e Letras
FCLAR
Campus: Araraquara


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação