A situação do terror no cinema nacional (2009-2019): uma análise do estudo sobre “gêneros cinematográficos” (2018) da Ancine

Imagem de Miniatura

Data

2022-03-24

Autores

Gonçalves, Juliano Ferreira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Em novembro de 2018, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) publicou o estudo “Gêneros Cinematográficos dos Filmes Lançados entre 2009 e 2017 em Salas de Exibição”. Enquanto as mídias especializadas falavam sobre o crescimento do gênero terror no cinema nacional, os resultados do estudo da Ancine propõem algo diferente, apresentando um quadro que, na melhor das hipóteses, seria de estagnação do gênero diante do constante crescimento do cinema nacional na década de 2010. Contudo, problemas na metodologia do estudo e na aplicação da mesma podem ter levado a sub-representação dos títulos nacionais do gênero terror. Ao desconsiderar a hibridez categórica dos gêneros, que é particularmente acentuada no cinema brasileiro, o estudo determina que filmes classificados como terror, mas também pertencentes a outros gêneros, sejam deslocados para outras categorias como drama ou comédia. Este trabalho utiliza uma nova metodologia para identificar especificamente os títulos nacionais lançados entre 2009 e 2019 que podem pertencer ao gênero terror, levando em conta, além da autodeclaração, os pareceres da mídia e considerando as particularidades do mercado nacional, para refazer a análise dos dados utilizados pelo estudo da Ancine. Os resultados constatam o crescimento do número de filmes de terror lançados anualmente na década de 2010, apresentando o período como sendo o mais prolífico para o gênero na história do cinema nacional.
In November 2018, the National Film Agency (Ancine) published the study “Gêneros Cinematográficos dos Filmes Lançados entre 2009 e 2017 em Salas de Exibição”. While the specialized media talked about the growth of the horror genre in national cinema, the results of the Ancine study propose something different, presenting a picture that, in the best of hypotheses, would be of stagnation of the genre in the face of the constant growth of national cinema in the 2010s. However, problems in the study methodology and its application may have led to the underrepresentation of national horror titles. By disregarding the categorical hybridism of the genres, particularly accentuated in brazilian cinema, the study determines that films classified as horror, but also belonging to other genres, are shifted to categories such as drama or comedy. This work uses a new methodology to specifically identify national titles released between 2009 and 2019 that may belong to the horror genre, taking into account, in addition to self-declaration, media opinions and considering the particularities of the national market, to redo the analysis of the data used by the Ancine study. The results show growth in the number of horror films released annually in the 2010s, presenting the period as the most prolific for the genre in the history of national cinema.

Descrição

Palavras-chave

Filmes de terror, Indústria cinematográfica, Cinema brasileiro, Indústria cultural

Como citar