Figurações de Brasil e de brasileiros nas campanhas e histórias de Jânio Quadros (1953-1972)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-05-03

Autores

Azevedo, Luis Eduardo Bove de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Jânio da Silva Quadros (1917-1992) tornou-se nacionalmente conhecido graças à famosa imagem de sua vassoura, responsável por combater a corrupção do Brasil, “varrer a bandalheira”, extirpar as práticas políticas elitistas, acabar com o uso da máquina pública em proveito da hegemonia dos partidos tradicionais e liquidar a imoralidade administrativa e dos costumes. Tal figura esteve associada ao político desde o início de suas campanhas aos cargos do executivo municipal e estadual, entre 1953 e 1954, tendo sido ainda mais difundida em sua campanha à presidência da República (1959-1960), por concentrar, inclusive, a imagem da esperança por dias melhores. Esse símbolo, e outros a ele associados, não foram, contudo, explorados pela historiografia enquanto alegorias maiores da perspectiva diagnóstica e prescritiva, assumida por Jânio Quadros, no tocante aos males e problemas incontornáveis do país e de seu povo. Considerando esta carência, este trabalho ocupou-se em explorar quais foram os diagnósticos e as propostas de saneamento para a nação brasileira. Além disso, buscou-se quais as figurações de Brasil e de brasileiros mobilizadas pelo político nas suas campanhas, capazes de conquistar eleitores maciçamente e orientar sua meteórica carreira política. Figurações essas que foram, inclusive, aprofundadas nos termos de suas próprias constituições e formações, em fina trama histórica nas obras por ele escritas - História do Povo Brasileiro (1967) e Os dois mundos das três Américas (1972).
Jânio da Silva Quadros (1917-1992) became nationally known due to the famous image of his broom, which was responsible for confronting Brazilian corruption, sweep the crookedness, eradicating elitist political policies, ending the use of the public machinery in favor of the hegemonic traditional political parties and liquidating the immorality in people’s customs and within Brazilian administrative bodies. Such figure had been associated to the politician since the beginning of his campaigns towards municipal and state executive positions between 1953 and 1954, having been more deeply disseminated during his presidential campaign (1959-1960), for its representation of hope for better days. However, this symbol, and others related to it, have not been explored by the historiography as substantial allegories of the diagnostic and prescriptive perspective undertaken by Jânio Quadros regarding the unavoidable iniquity and problems of the country and its people. Considering the referred scarcity, this thesis focused on exploring which were Quadros’ diagnoses, as well as his sanitization propositions for the Brazilian nation. Besides that, this work investigated which were figurations of Brazil and Brazilians mobilized by the politician throughout his campaigns, capable of massively conquer voters and guide his meteoric political career. These figurations were, in fact, deepened in terms of their own constitutions and formations within a fine historical plot in Quadros’ works – História do Povo Brasileiro (1967) and Os dois mundos das três Américas (1972).
Jânio da Silva Quadros (1917-1992) se dio a conocer a nivel nacional gracias a la famosa imagen de su escoba, responsable de combatir la corrupción en Brasil, de "barrer la bandalheira", de eliminar las prácticas políticas elitistas, de acabar con el uso de la maquinaria pública en beneficio de la hegemonía de los partidos tradicionales y de acabar con la inmoralidad administrativa y las costumbres. Esta figura se asoció al político desde el inicio de sus campañas para cargos ejecutivos municipales y estatales entre 1953 y 1954, y se extendió aún más en su campaña para la presidencia de la República (1959-1960), que también concentró la imagen de la esperanza en días mejores. Este símbolo, y otros asociados a él, no fueron, sin embargo, explorados por la historiografía como grandes alegorías de la perspectiva diagnóstica y prescriptiva, asumida por Jânio Quadros, respecto a los males y problemas ineludibles del país y de su pueblo. Teniendo en cuenta esta carencia, este trabajo se ocupó de explorar cuáles eran los diagnósticos y las propuestas de saneamiento para la nación brasileña. Además, buscamos identificar las representaciones de Brasil y de los brasileños movilizadas por el político en sus campañas, capaces de conquistar masivamente a los votantes y guiar su meteórica carrera política. Estas figuras también fueron profundizadas en cuanto a sus propias constituciones y formaciones, en una fina trama histórica en las obras que escribió - História do Povo Brasileiro (1967) y Os dois mundos das três Américas (1972).

Descrição

Palavras-chave

Brasil republicano, Povo brasileiro, Jânio Quadros, Figurações identitárias, Republican Brazil, Brazilian people, Jânio Quadros, Figurations of identity, Brasil Republicano, Pueblo brasileño, Jânio Quadros, Figuras identitarias

Como citar