O professor na escola pública: a dimensão política da docência

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-02-23

Autores

Airolde, Mauricio Cesar

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Unesp, Câmpus de Presidente Prudente e está vinculada a linha de pesquisa “Formação dos profissionais da educação, políticas educativas e escola pública”. Teve como objetivo investigar de que forma se revela, nas narrativas dos professores, a dimensão política do trabalho docente na escola pública. A dimensão política do trabalho docente, o posicionamento crítico e o comprometimento dos professores, com base em princípios éticos, acabam refletindo numa educação pública de boa qualidade para todos. Dessa forma, tivemos a necessidade de pesquisar o referido fenômeno junto aos professores da educação básica a partir dos estudos de Terezinha Azeredo Rios, Paulo Freire, Florestan Fernandes, Dermeval Saviani e Renê Silveira. A pesquisa foi realizada na perspectiva da abordagem qualitativa. Utilizamos, como procedimento metodológico, a entrevista narrativa, elaborada a partir das ideias de Jovchelovich e Bauer (2010) sobre a preparação, a iniciação, a narração central, as fases de perguntas e as fases conclusivas. Realizamos as entrevistas narrativas com cinco professores do ensino fundamental II da Escola Estadual Vereador Pedro Tófano, localizada no distrito de Montalvão, município de Presidente Prudente (SP). A análise das narrativas foi realizada a partir da compreensão-interpretativa apresentada por Souza (2014). Os resultados da pesquisa revelam que os professores assumem o compromisso com a escola pública e a dimensão política de sua atuação docente. Este compromisso torna-se evidente desde o momento de planejar e desenvolver as aulas, até a relação de respeito que assumem com os alunos e com o contexto em que trabalham.
This research was developed together with the Graduate Program of the Faculty of Science and Technology, Unesp, Presidente Prudente Campus and is linked to the research line “Training of education professionals, educational policies and public schools”. It aimed to investigate how the political dimension of teaching work in public schools is revealed in the teachers' narratives. The political dimension of teaching work, the critical positioning and commitment of teachers, based on ethical principles, end up reflecting a good quality public education for all. Thus, we had the need to research this phenomenon with teachers of basic education from the studies of Terezinha Azeredo Rios, Paulo Freire, Florestan Fernandes, Dermeval Saviani and Renê Silveira. The research was carried out from the perspective of a qualitative approach. We used, as a methodological procedure, the narrative interview, based on the ideas of Jovchelovich and Bauer (2010) on preparation, initiation, central narration, the questioning phases and the concluding phases. We conducted narrative interviews with five elementary school II teachers from Escola Estadual Vereador Pedro Tófano, located in the district of Montalvão, in Presidente Prudente (SP). The analysis of the narratives was carried out based on the interpretative understanding presented by Souza (2014). The research results reveal that teachers assume a commitment to public schools and the political dimension of their teaching activities. This commitment becomes evident from the moment of planning and developing the classes, to the relationship of respect they assume with the students and with the context in which they work.

Descrição

Palavras-chave

Papel do professor, Dimensão política do trabalho docente, Escola pública, Role of the teacher, Political dimension of teaching work, Public school, Papel del maestro, Dimensión política del trabajo docente, Escuela pública

Como citar