Relato de experiência em atividade do grupo PET ODONTOLOGIA: plantando saúde na horta comunitária da zona norte da cidade de Araraquara

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-03-31

Autores

Trigo, Flávia Carvalho

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Por meio deste relato de experiência, irei demonstrar minhas percepções e vivências junto ao grupo PET Odontologia na realização de uma de nossas atividades, o projeto ‘’Plantando Saúde na Horta Comunitária da Zona Norte da Cidade de Araraquara’’. Esta extensão teve como objetivo o ensino e a pesquisa relacionados aos cuidados com a saúde bucal, onde o público-alvo eram crianças residentes num bairro da periferia do município de Araraquara. Para isso, no início de 2018, foram coletados dados sobre suas condições bucais, por meio de exame clínico e questionário de múltipla escolha. Em seguida, foi avaliado o aprendizado quanto à prevenção e manutenção da higiene oral após sessões de motivação e educação, realizadas mensalmente, durante dois anos. Ao fim, em 2019, com a consolidação dos dados, foi perceptível a conscientização sobre a importância da saúde bucal, além da queda no índice cariogênico do público-alvo. O projeto contribuiu tanto com a população externa - por meio da informação, motivação e aprendizado, levado pelo grupo PET Odontologia à comunidade periférica - quanto aos petianos, que puderam desenvolver o lado social e praticar junto à comunidade o conteúdo visto em sala de aula. A Horta Comunitária da Zona Norte foi onde tive a oportunidade de mudanças de paradigmas e de aproximação e atuação junto a uma comunidade de alta vulnerabilidade sócio-econômica, o que me propiciou maior maturidade diante de uma realidade diferente da minha rotina. Pude estreitar os vínculos emocionais e desenvolver laços de afeto que me impulsionaram neste trabalho e que, sem dúvidas, ajudarão futuramente nos meus relacionamentos pessoais e profissionais. Ademais, o trabalho também me beneficiou enquanto aluna da graduação, formando uma profissional capaz de atuar em diversas áreas e situações sociais diferentes, enfatizando a autonomia e aprimorando meu processo crítico-reflexivo.
This experience report is related to my perceptions and experiences with the Dentistry PET group, performing one of our activities, the project ''Planting Health at the Community Garden of the North Area of the City of Araraquara''. This extension activity aimed at teaching and research related to oral health care, where the target audience were children living in a neighborhood on the outskirts of the city of Araraquara. For this, at the beginning of 2018, data were collected about their oral conditions by clinical examination and a multiple-choice questionnaire. Then, learning about the prevention and maintenance of oral hygiene was evaluated after motivation and education sessions, held monthly, for two years. Finally, in 2019, with the consolidation of data, awareness of the importance of oral health was noticeable, besides the decrease of the cariogenic index of the target audience. The project contributed both to the external population – by information, motivation and learning, performed by the Dentistry PET group to the peripheral community - and to the member of the PET group, who were able to develop the social area and practice with the community the subjects learned in the classroom. The North Area Community Garden was where I had the opportunity to change paradigms and approach and work with a community of high socio-economic vulnerability, which provided me greater maturity in the face of a different reality from my routine. I was able to strengthen the emotional bonds and develop affectional bonds that stimulated me in this project and that, without a doubt, it will help in my personal and professional relationships in the future. Furthermore, this project also benefited me as an undergraduate student, forming a professional able of working in different areas and different social situations, emphasizing autonomy and improving my critical-reflective process.

Descrição

Palavras-chave

Suscetibilidade à cárie dentária, Relações comunidade-instituição, Populações vulneráveis, Dental caries susceptibility, Community-institutional relations, Vulnerable populations

Como citar