Publicação: Ensino de física a partir da pedagogia de Paulo Freire: um estudo bibliométrico
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Física - FEG
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
Este trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo bibliográfico e bibliométrico a respeito das ideias filosóficas do educador Paulo Freire sobre como a educação transcende a simples transmissão de informações do professor para o aluno e deve servir como meio de transformação social, promovendo a participação do aluno no processo educacional e trazendo seu universo, o universo local, com seus problemas e contradições, para dentro da sala de aula, no que ficou conhecido como educação problematizadora. Inicialmente um estudo bibliométrico foi realizado utilizando-se a base de dados Web of Science para pesquisar sobre o tema Ensino de Física pelo método freiriano a fim de verificar sua relevância através de indicadores, como o volume de publicações em revistas e artigos. Já o estudo bibliográfico forneceu as bases para a redação do presente trabalho. Após o estudo bibliométrico, é apresentada sucintamente a relação entre o movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e a metodologia freiriana. Por fim, são apresentados os principais conceitos filosóficos de Freire para então se abordar as adaptações do seu método, bastante conhecido na alfabetização de jovens e adultos, ao ensino de ciências e física em escolas brasileiras e da Guiné-Bissau.
Resumo (inglês)
This work was developed from a bibliographic and bibliometric study about Paulo Freire's philosophical ideas about how education transcends the simple transmission of information from the teacher to the student and should serve as a means of social transformation, promoting student participation. in the educational process and bringing its universe, the local universe, with its problems and contradictions, into the classroom, in what became known as problematizing education. Initially, a bibliometric study was carried out using the Web of Science database to research on the topic of Physics Teaching by the Freirian method in order to verify its relevance through indicators, such as the volume of publications in journals and articles. The bibliographic study provided the basis for writing this work. After the bibliometric study, the relationship between the Science-Technology-Society (CTS) movement and Freire's methodology is briefly presented. Finally, Freire's main philosophical concepts are presented and then the adaptations of his method, well known in youth and adult literacy, to the teaching of science and physics in Brazilian and Guinea-Bissau schools are addressed.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de Física, Freire, CTS, Educação, Physics Teaching, Education, Física - Estudo e ensino, Método educacional, Paulo Freire, Educação popular
Idioma
Português