Desenvolvimento de aplicativo móvel para atendimento de pacientes com COVID-19 a partir de protocolos globais

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Data

2022-04-27

Autores

Vermelho, Michele Cristina

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: Em março de 2020 foi declarada a transmissão comunitária da doença COVID-19 em todo o mundo, com isso a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) elaboraram protocolos, garantindo acolhimento precoce, controle de casos suspeitos, critérios de diagnóstico, atendimento e fluxo de manejo clínico no tratamento de casos leves, moderados e graves. A utilização de aplicativos e tecnologia digital na implementação desses instrumentos norteadores pode contribuir na diminuição de falhas no diagnóstico, redução dos custos, ampliação do acesso e melhoria dos serviços de saúde, promovendo a qualificação da assistência prestada ao usuário. Objetivo: Desenvolver e avaliar a usabilidade de um aplicativo para dispositivo móvel voltado ao atendimento inicial de pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19, a partir de protocolos globais. Métodos: Estudo metodológico de desenvolvimento do aplicativo móvel, seguindo as fases de comunicação, planejamento, modelagem, construção e disponibilização. O conteúdo foi baseado no referencial teórico do MS e da OMS. O aplicativo foi construído em parceria com a equipe do Núcleo de Ensino à Distância e Tecnologias da Informação à Saúde da Faculdade de Medicina de Botucatu (NEAD-TIS-FMB), em agosto de 2021. A avaliação da usabilidade do aplicativo foi avaliada por profissionais que atuam no atendimento inicial de pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19, na Secretaria Municipal de Saúde de Bauru, por meio do System Usability Scale (SUS), em novembro de 2021. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina de Botucatu, parecer nº 5.024.421. Resultados: O aplicativo BAURU COVID possui 21 telas a partir das quais o profissional seleciona as opções de acordo com a informação dada pelo paciente e, ao final, recebe o diagnóstico e a conduta adequada a ser instituída para aquele caso. Na fase de validação do aplicativo, 38 profissionais de saúde, médicos e enfermeiros tiveram acesso ao aplicativo de forma gratuita e avaliaram a usabilidade, apresentando o valor total das médias de todos os scores de 77,30 pontos, acima da média considerada do SUS, que é 68. Além disso, foi possível verificar os atributos da usabilidade nas características facilidade de memorização, facilidade de aprendizagem, eficiência, satisfação e inconsciência, tendo apresentado pontuações surpreendentes: 84,20, 93,40, 94,70, 89,20 e 94,80 pontos, respectivamente. Conclusão: O aplicativo BAURU COVID foi avaliado positivamente pelos profissionais, e apresenta boa usabilidade, com alta probabilidade de aceitação, contribuindo na qualificação da assistência, e minimizando riscos ao usuário
Introduction: In March 2020, the community transmission of the COVID-19 disease worldwide was declared and this the World Health Organization (WHO) and the Ministry of Health (MS) developed protocols, guaranteeing early reception, control of suspected cases, criteria of diagnosis, care and flow of clinical management in the treatment of mild, moderate and severe cases. The use of applications and digital technology in the implementation of these guiding instruments can contribute to reducing failures in diagnosis, reducing costs, expanding access to and improvement of health services,and promoting the qualification of the assistance provided to the user. Objective: Develop and evaluate the usability of a mobile device application to assist healthcare professionals in the initial care of suspected or confirmed COVID-19 patients based on global protocols. Methods: Methodological study of mobile application development, following the phases of communication, planning, modeling, construction and availability. The content was based on the theoretical framework of the MS and the WHO. The application was built in partnership with the team from the Distance Learning and Health Information Technologies Center of the College of Medicine of Botucatu (NEAD-TIS-FMB), in August 2021. The evaluation of the application's usability was done by professionals who work in the initial care of suspected or confirmed COVID-19 patients at the Municipal Health Department, using the System Usability Scale (SUS), in November 2021. The study was approved by the Research Ethics Committee of the College of Medicine of Botucatu, under Professional Opinion No. 5.024.421. Results: The BAURU COVID application has 21 screens in which the professional selects the options according to the information given by the patient and, in the end, receives the diagnosis and the appropriate conduct to be followed for that case. In the validation phase, 38 health professionals, doctors, and nurses had access to the application free of charge and evaluated its usability, which resulted in a total value of all scores of 77.30 points, which is above the considered average of 68 of the SUS. In addition, it was possible to observe the attributes of usability, in the characteristics of ease of memorization, ease of learning, efficiency, satisfaction and unconsciousness, which resulted in surprising scores: 84.20, 93.40, 94.70, 89.20 and 94.80 points respectively. Conclusion: The BAURU COVID application was evaluated positively by professionals and has good usability, with a high probability of acceptance, contributing to the qualification of care, and minimizing risks to the user.

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Palavras-chave

Covid-19, Protocolos médicos, Aplicativos móveis, Validação, Protocols, Mobile Applications, Validation

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