A educação financeira para alunos de 6º ano e sua contribuição para uma formação cidadã

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-12-11

Autores

Araújo, Giovana de Lira Apóstolo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o contato individual com o dinheiro de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e sua relação com os gastos familiares, a fim de ressaltar a importância da presença da Educação Financeira durante a vida escolar e também discutir a importância do planejamento de gastos. Para atingir tais finalidades, durante a disciplina de Prática de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Matemática, foi elaborado um projeto que, posteriormente, foi desenvolvido junto a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular de ensino da cidade de Taubaté-SP. Durante a participação na pesquisa, os alunos construíram uma lista de material escolar e a partir dela realizaram uma consulta na internet, nos computadores da escola onde estudam, sobre o preço de cada item da lista elaborada. Esta consulta, bem como as discussões realizadas pelos alunos, foram gravadas para análise posterior, a fim de avaliar o contato individual com o dinheiro e as relações que os alunos possuem com tal. Após as elaborações das listas e das respectivas discussões, os alunos responderam a um segundo questionário que também foi considerado. A análise foi realizada seguindo os procedimentos da pesquisa qualitativa com a Análise de Conteúdo de Bardin. A partir da análise, verificou-se uma mudança de pensamento, ainda que rasa, quanto as reais necessidades de compra e uma maior atenção com os gastos por parte dos alunos
The present study aims to analyze the individual contact with the money of 6th grade students and their relationship with family expenses, in order to highlight the importance of the presence of financial education during school life and also to discuss the importance of spending planning. To achieve these goals, during the Mathematics Teaching Practice and Supervised Internship I course in the Mathematics Degree course, a project was elaborated, which was subsequently developed with 6th grade students from a private school. of teaching in the city of Taubaté-SP. During the participation in the research, the students built a list of school supplies and from there they made a consultation on the internet, on the computers of the school where they study, about the price of each item of the elaborated list. This consultation, as well as the discussions held by the students, were recorded for later analysis, in order to assess individual contact with money and the relationships that students have with it. After elaborating the lists and the respective discussions, the students answered a second questionnaire that was also considered. The analysis was performed following the qualitative research procedures with Bardin's content analysis. From the analysis, there was a change of thought, albeit shallow, as to the real needs of purchase and greater attention to spending by the students

Descrição

Palavras-chave

Educação financeira, Ensino fundamental, Planejamento de gastos, Educação matemática, Financial education, Elementary school, Spend planning, Mathematics education, Matemática - Estudo e ensino

Como citar