Os desafios da Universidade Pública no Século XXI com o advento das Políticas de Ações Afirmativas

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Data

2022-06-28

Autores

Guimarães, Orlinéya Maciel

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi analisar o impacto das ações afirmativas na Universidade contemporânea. Para tanto, foi preciso compreender a história da educação e de suas instituições ao longo do período histórico brasileiro, na perspectiva de abarcar o contexto e as ideologias que perpassam a eclosão das políticas de ações afirmativas, como foram pensadas e efetivadas pelo Estado. O trabalho destaca as seguintes categorias teóricas: o Estado enquanto agente legislador da educação no Brasil, a Universidade como instituição executora das políticas do Estado, os Movimentos Sociais que demandam a implantação de novas políticas, e a Bancada político-partidária como mediadora entre os movimentos sociais e o Estado. Trata-se de uma investigação/trabalho teórico(a) e de pesquisa historiográfica, partindo de um recorte temporal que marca a criação da Universidade no Brasil até os dias atuais, incluindo as legislações pertinentes ao acesso ao Ensino Superior. Ao término da pesquisa, foi possível compreender o surgimento e as concepções que marcaram o nascimento e desenvolvimento do ensino superior no Brasil, reconhecer o que cada momento histórico significou para a afirmação de um dado elemento formador da Universidade Pública, as motivações do Estado para a criação das legislações norteadoras de todo o processo, as demandas dos movimentos sociais em relação ao tema, os movimentos políticos que estabeleceram o diálogo entre as minorias e o Estado e, por fim, os desafios da Universidade no século XXI com o advento das políticas de ações afirmativas.
The objective of this research was to analyze the impact of affirmative actions in the contemporary University. Therefore, it was necessary to understand the history of education and its institutions throughout the Brazilian historical period, in the perspective of covering the context and ideologies that permeate the outbreak of affirmative action policies, as they were thought and carried out by the State. The work highlights the following theoretical categories: the State as a legislating agent of education in Brazil, the University as an institution that executes State policies, the Social Movements that demand the implementation of new policies, and the political party bench as a mediator between the movements social and the state. It is an investigation/theoretical work and historiographical research, starting from a time frame that marks the creation of the University in Brazil until the present day, including the relevant legislation to access to Higher Education. At the end of the research, it was possible to understand the emergence and conceptions that marked the birth and development of higher education in Brazil, to recognize what each historical moment meant for the affirmation of a given formative element of the Public University, the State's motivations for the creation of laws guiding the entire process, the demands of social movements in relation to the theme, the political movements that established the dialogue between minorities and the State and, finally, the challenges of the University in the 21st century with the advent of politics of affirmative actions.
El objetivo de esta investigación fue analizar el impacto de las acciones afirmativas en la Universidad contemporánea. Para ello, fue necesario comprender la historia de la educación y sus instituciones a lo largo del período histórico brasileño, con miras a comprender el contexto y las ideologías que impregnan el estallido de las políticas de acción afirmativa, tal como fueron pensadas y efectuadas por el Estado. El documento destaca las siguientes categorías teóricas: el Estado como legislador de la educación en Brasil, la Universidad como institución ejecutora de políticas estatales, los Movimientos Sociales que exigen la implementación de nuevas políticas y la bancada político-partidista como mediador entre los movimientos sociales y el Estado. Es una investigación/trabajo teórico e investigación historiográfica, a partir de un marco de tiempo que marca la creación de la Universidad en Brasil hasta el día de hoy, incluida la legislación relevante para el acceso a la educación superior. Al final de la investigación, fue posible comprender el surgimiento y las concepciones que marcaron el nacimiento y desarrollo de la educación superior en Brasil, reconociendo lo que cada momento histórico significó para la afirmación de un elemento formador dado de la Universidad pública, las motivaciones del Estado para la creación de legislación stantis de todo el proceso, las demandas de los movimientos sociales en relación con el tema, los movimientos políticos que establecieron el diálogo entre las minorías y el Estado y, finalmente, los desafíos de la Universidad en el siglo 21 con el advenimiento de las políticas de acción afirmativa.

Descrição

Palavras-chave

Gestão de políticas sociais, Ensino superior, Universidade pública, Ações afirmativas, Social policy management, University education, Public university, Affirmative action, Gestión de la política social, Educación superior, Universidad pública, Acción afirmativa

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