Estratégias de leitura no ensino fundamental para a formação de leitores profissionais em indexação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-05-13

Autores

Ramires, Angelina Quinalia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Para que o trabalho do leitor profissional seja efetivo, ele precisa ler e interpretar uma quantidade de textos muito grande, daí a importância de se valer de estratégias de leitura que o auxiliem a desenvolver uma leitura de modo mais rápido, levando em consideração as ideias do autor para que esse texto seja recuperado futuramente por usuários que necessitem dessa informação. O leitor profissional precisa interpretar de maneira correta essa informação para que ela não se perca futuramente. O ensino de estratégias de leitura inicia-se desde o início da idade escolar, no Ensino Fundamental. O intuito dessas estratégias é fornecer subsídios para que o leitor compreenda aquilo que leu. Essa prática ajuda o leitor nas mais diversas áreas do conhecimento, compreendendo o sentido do texto e não somente decodificando-o. A proposta desta pesquisa é investigar como é ensinada a leitura na sala de aula e de que maneira as estratégias de leitura ensinadas nos anos iniciais podem contribuir para a formação do leitor profissional. O objetivo geral aqui estabelecido é estudar as estratégias de leitura, entender como elas são aplicadas e quais as contribuições que trazem para a formação de um leitor profissional, capaz de compreender o que lê, reconhecer qual a tipologia textual, a função social do texto lido, fazendo inferências, atribuindo sentido ao texto e assumindo um papel de leitor ativo. A partir dele, foram estabelecidos dois objetivos específicos, o primeiro é realizar estudo teórico sobre estratégias de leitura na formação do leitor em anos iniciais e na atuação profissional do indexador e o segundo é analisar a contribuição das estratégias de leitura ensinadas nos anos iniciais para a formação do leitor profissional indexador. Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura de natureza qualitativa, utilizando o método de Mapeamento Sistemático, que permitiu levantar pesquisas relevantes sobre o tema “estratégias de leitura” que tenta contribuir para o esclarecimento da importância da leitura, bem como do uso de estratégias que possibilitem uma interpretação e uma compreensão daquilo que se leu. Verificou-se que a leitura é considerada muito importante para a formação integral do aluno, sendo um dos principais meios de acesso ao conhecimento e o uso de estratégias de leitura possibilitam uma maior compreensão textual. Constatou-se que o conhecimento prévio trazido pelo aluno também é fundamental para o processo de compreensão textual, sendo imprescindível para a formação de bons leitores. Outro ponto fundamental é a questão da importância de garantir bibliotecas nas escolas com profissionais de biblioteconomia a fim de realizar projetos de leitura em conjunto com os professores e alunos e também da importância da formação continuada por parte dos professores, para que os mesmos possam aperfeiçoar suas práticas pedagógicas. Dessa forma, quanto antes o aluno tiver contato com a leitura e se aproprie de estratégias que permitam uma melhor compreensão, maior será sua bagagem de conhecimentos prévios, o que contribuirá para a formação do leitor profissional.
For the work of the professional reader to be effective, he needs to read and interpret a very large amount of texts, hence the importance of using reading strategies that help him to develop a reading faster, taking into account the ideas of the reader author so that this text can be retrieved in the future by users who need this information. The professional reader needs to correctly interpret this information so that it is not lost in the future. The teaching of reading strategies starts from the beginning of school age, in Elementary School. The purpose of these strategies is to provide subsidies for the reader to understand what he has read. This practice helps the reader in the most diverse areas of knowledge, understanding the meaning of the text and not just decoding it. The purpose of this research is to investigate how reading is taught in the classroom and how the reading strategies taught in the early years can contribute to the formation of the professional reader. The general objective established here is to study reading strategies, understand how they are used and what contributions they bring to the formation of a professional reader, capable of understanding what he reads, recognizing the textual typology, the social function of the text read, making inferences, attributing meaning to the text and assuming an active reader role. From it, two specific objectives were established, the first is to carry out a theoretical study on reading strategies in the formation of the reader in the early years and in the professional performance of the indexer and the second is to analyze the contribution of the reading strategies taught in the early years for the formation of the indexing professional reader. This is a qualitative literature review research, using the Systematic Mapping methodology, which allowed to raise relevant research on the topic "reading strategies" that tries to contribute to the clarification of the importance of reading as well as the use of strategies that allow an interpretation and an understanding of what has been read. For that, the search string reading teaching strategies AND Professional reader and the search terms indexing and documentary reading were used, with a time limit of five pipes. The databases used were SciELO, Emerald, EBSCO, BRAPCI and Scopus. It was found that reading is considered very important for the integral formation of the student, being one of the main means of access to knowledge and the use of reading strategies enable greater textual understanding. It was found that the prior knowledge brought by the student is also fundamental for the process of textual comprehension, being essential for the formation of good readers. Another fundamental point is the question of the importance of guaranteeing libraries in schools with librarianship professionals in order to carry out reading projects together with teachers and students and also the importance of continuing education by teachers, so that they can improve their skills. pedagogical practices. In this way, the sooner the student has contact with reading and appropriates strategies that allow a better understanding, the greater will be his baggage of previous knowledge, which will contribute to the formation of the professional reader.

Descrição

Palavras-chave

Estratégias de leitura, Leitor profissional, Ensino fundamental, Práticas de leitura, Reading strategies, Professional reader, Elementary school, Reading practices

Como citar

RAMIRES, Angelina Quinalia. Estratégias de leitura no ensino fundamental para a formação de leitores profissionais em indexação. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.