Dificuldades de aprendizagem e sua interface com situações de violência

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Autores

Prates, Júlia Marcelly

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Com a observação de um aumento expressivo no número de crianças e adolescentes que abandonam os estudos, esse projeto procurou investigar se na percepção dos professores quais situações levaram esses alunos a saírem da escola, tentando entender se a violência pode ser a causa ou consequência de dificuldades de aprendizagem e evasão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou como método de coleta de dados um questionário, aplicado com quatorze professores de uma unidade escolar rede pública estadual da cidade de Rio Claro. A análise dos dados seguiu a proposta de análise de conteúdo. Através da análise de dados, que incluíram gráficos das respostas que julgamos mais relevantes para compreender e chegarmos ao nosso objetivo. Concluímos que na visão dos professores existe uma relação positiva entre a dificuldade de aprendizagem e situações de violência, o contrário também se faz verdade, onde na visão desses profissionais o fator determinante para isso é a família, mostrando essa conexão entre os assuntos e a formação do sujeito.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Aprendizagem, Evasão escolar, Dificuldades de aprendizagem, Violência

Como citar