Dificuldades de aprendizagem e sua interface com situações de violência
Carregando...
Data
2019
Autores
Prates, Júlia Marcelly
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Resumo
Com a observação de um aumento expressivo no número de crianças e adolescentes que abandonam os estudos, esse projeto procurou investigar se na percepção dos professores quais situações levaram esses alunos a saírem da escola, tentando entender se a violência pode ser a causa ou consequência de dificuldades de aprendizagem e evasão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou como método de coleta de dados um questionário, aplicado com quatorze professores de uma unidade escolar rede pública estadual da cidade de Rio Claro. A análise dos dados seguiu a proposta de análise de conteúdo. Através da análise de dados, que incluíram gráficos das respostas que julgamos mais relevantes para compreender e chegarmos ao nosso objetivo. Concluímos que na visão dos professores existe uma relação positiva entre a dificuldade de aprendizagem e situações de violência, o contrário também se faz verdade, onde na visão desses profissionais o fator determinante para isso é a família, mostrando essa conexão entre os assuntos e a formação do sujeito.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Aprendizagem, Evasão escolar, Dificuldades de aprendizagem, Violência